Avançar para o conteúdo
Mots-et-maux-de-femmes-site-OK

Exposição “Mots et Maux de femmes” e projeção do filme “Julie se tait”

Participação mediante inscrição prévia em Invitations.lisbon@diplobel.fed.beAbertura das portas às 18h.

Mots et Maux de Femmes é uma exposição itinerante que quebra o tabu em torno da violência contra as mulheres. Todos os dias, em todo o mundo, milhares de mulheres, crianças e homens são vítimas de violência. Muitas vezes, essas tragédias permanecem invisíveis, escondidas atrás de paredes, silêncios e medos. É hora de abrir os olhos, ouvrir, perceber e agir. A exposição “Mots et Maux de Femmes” chega hoje a Portugal, com uma vontade bem clara: quebrar o ciclo e provocar verdadeiras mudanças na sociedade. Através de trinta painéis, imagens poderosas e intransigentes, testemunhos, e ferramentas pedagógicas, esta exposição revela o mecanismo de controle, o ciclo das violências, o assédio cibernético e os feminicídios. Juntos, vamos reduzir as violências.

 

Exposition à travers elles de Carole Mathieu Castelli – será apresentada com a exposição da WOMENS WLPT. É uma exposição comprometida onde 17 grandes atrizes interpretam o trajeto de mulheres vítimas de violência. Com Victoria Abril, Rachida Brakni, Cécile Cassel, Stéfi Celma, Lola Dewaere, Arielle Dombasle, Françoise Fabian, Alexandra Lamy, Anne Marivin, Sara Martins, Mathilda May, Anna Mouglalis, Anne Parillaud, Natacha Régnier, Alice Taglioni, Sylvie Testud, Elsa Zylberstein.WOMENS WLPT é uma associação empenhada na prevenção e no combate à violência às mulheres, crianças e homens. Presente em Portugal há quase quatro anos, atua na sensibilização, educação e apoio às vítimas, com um gabinete de atendimento instalado no Metro de Lisboa. Com o seu projeto “Aprendo sem violência!”, a associação implementa ferramentas pedagógicas inovadoras para sensibilizar as gerações mais jovens e encaminhá-las para uma cultura de respeito e de não violência. O seu objetivo : quebrar o silêncio, proteger e mobilizar a sociedade para uma mudança duradoura.

Projeção do filme Julie se tait (Julie Zwijgt) é sobre a Julie, uma estrela de uma academia de ténis de elite e cuja vida gira exclusivamente em torno deste desporto que ela adora. Quando o seu treinado é comprometido e suspenso, todos os jogadores do clube são incentivados a testemunhar, mas Julie decide ficar calada, mas ao permanecer calada, ela obriga o mundo a ouvir. O filme belga apresentou a sua candidatura à Academia dos Óscares.Filme em francês e neerlandês, legendado em português.

Leonardo Van Dijl é um realizador belga. Formou-se na LUCA School of Arts em 2015. O seu projeto de master, a curta-metragem “Umpire” recebeu o VAF Wildcard no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Louvain. Com esse prémio, dirigiu a curta- metragem “Stephanie”, que foi nomeado no Festival de Cannes e ganhou um Ensor no Festival do Filme em Ostende. O filme “Julie Zwijgt” é o seu primeiro filme loga-metragem. O filme estreou no Festival de Cannes de 2024 e no Festival do fime de Ghent de 2024. O filme foi também selecionado para os Óscares de 2025. Leonardo Van Dijl também dirigiu videoclipes para bandas belgas como School is Cool, Oscar and the Wolf e Clouseau.