Avançar para o conteúdo

ESPLORAZIONI – Museu Nacional de Arte Antiga

O Ensemble DME apresenta-se sob a direcção do maestro e compositor italiano Valerio Sannicandro no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa, no dia 28 de Janeiro de 2023, pelas 16 horas.

O espetáculo contará com a estreia de uma obra do compositor e arquitecto português Diogo Alvim, encomenda do Projecto DME, com o apoio do Instituto Italiano da Cultura de Lisboa.
O auditório do Museu Nacional de Arte Antiga será um palco integrante da própria música e performance, envolvendo o público numa experiência sonora imersiva, particularmente nas obras de Sannicandro e Alvim, onde o espaço é também pensado pelos compositores como um parâmetro musical, incorporando a própria obra como um elemento decisivo à sua execução e interpretação.
O concerto é coorganizado pelo Projecto DME e pelo Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, e será transmitido em directo pela Antena 2, tendo apoio da DGArtes – Ministério da Cultura.
A entrada é gratuita.

Programa completo e mais informações em http://www.projecto-dme.org/2022/12/esplorazioni-mnaa.html

Sinopse:

ESPLORAZIONI

O pensamento musical nas últimas décadas desenvolveu-se frequentemente de acordo com uma ideia de sinestesia, empurrando para disciplinas e territórios aparentemente distantes.

O som e o próprio conceito de discurso musical tentaram assim sair do seu ser efémero, projectando-se para outros mundos (arquitectura, artes figurativas) e explorando soluções expressivas longe dos seus limites aparentes.

Em ESPLORAZIONI, são apresentadas várias composições que se estendem por dois séculos, começando pelos fascinantes mundos sonoros de Sciarrino e do labiríntico Clementi, e chegando aos escritos mais complexos de Alvim e Sannicandro, ambos interessados nas relações entre o espaço e o som.

Date

28 Jan 2023
Expired!

Time

16:00 - 18:00

Localização

Museu Nacional de Arte Antiga
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *