
Espaços Verdes em Desenho: a natureza reinterpretada na Coleção do CAM Gulbenkian
📅 Data: 10 de outubro de 2025 a 2 de março de 2026
⏰ Horário: 10h00 – 18h00 | Sábados: 10h00 – 21h00 | Encerra à terça-feira
📍 Local: Sala de Desenho, Centro de Arte Moderna Gulbenkian
💸 Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia
Esta exposição da Coleção do CAM reúne um conjunto de obras onde o desenho, ou a sua ideia expandida, assume um papel central na evocação de espaços verdes. Jardins e zonas de respiração urbana surgem lado a lado com bosques, matas e florestas, alargando o conceito de natureza para um território físico e também interior, onde se cruzam proximidade, distância e interdependência entre todos os seres vivos.
A maioria das obras apresentadas são de grande formato, ocupando a galeria de forma imersiva e aproximando-se do princípio da instalação, particularmente evidente em três dos trabalhos expostos. A instalação de Gabriela Albergaria define o tom curatorial da exposição, questionando as formas estandardizadas de pensar, estudar e usufruir da natureza, bem como a sua manipulação, transporte e hierarquização pelo ser humano.
Outros olhares críticos e poéticos completam a seleção: a natureza “domesticada” de Catarina Leitão, o tempo prolongado e minucioso presente nas manchas verdes de Rui Vasconcelos, a floresta instável e noturna em dissolução na obra de Pedro Calapez, a estabilidade fluida dos troncos desenhados por Gil Amourous e, nos tecidos de Ilda David’, os delicados motivos vegetais construídos por linhas bordadas a cor.