Avançar para o conteúdo
ENTRE BACH E PAREDES

ENTRE BACH E PAREDES

Biografia:
André Gaio Pereira é um dos mais reconhecidos violinistas portugueses da sua geração, tendo recebido o Prémio Maestro Silva Pereira – Jovem Músico do Ano 2017.
A sua versatilidade musical leva-o aos palcos nas mais variadas situações: apresenta-se regularmente a solo com as orquestras Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa ou Filarmonia das Beiras; é membro convidado da London Symphony Orchestra e da English Chamber Orchestra, é membro fundador e 1o violino do Quarteto Tejo, e colabora com o Remix Ensemble.
Após ter terminado o curso na Royal Academy of Music em 2016 com a distinção de melhor aluno do curso, André tocou em digressão em países como a China, Tailândia, Alemanha, Itália, Reino Unido, Áustria, França, Suíça e Rússia. No decurso destas viagens colaborou com músicos como Levon Chilingirian, Pavel Vernikov, Christoph Poppen, os quartetos Doric e Ysaÿe, e maestros como Valery Gergiev, Bernard Haitink, Semyon Bychkov ou Michael Tilson Thomas.
Além da atividade como músico clássico, André expande os seus horizontes artísticos em iniciativas de naturezas variadas. É membro fundador do Guitolão Trio, um agrupamento em que a música tradicional se funde com o jazz e que em 2021 editou o álbum Estação #60, é o autor de Paredes Meias, um projeto de música de Carlos Paredes adaptada para violino solista, e ainda poeta, tendo publicado Existência em 2020.

Bilhetes

Programa:
Música de: Johann Sebastian Bach e Carlos Paredes, arranjada para violino solo por André Gaio Pereira

Entre Bach e Paredes é um encontro de duas tradições musicais: a clássica e a popular. Com um novo olhar, dinâmico e fiel, André Gaio Pereira transcreveu algumas das mais famosas composições de Carlos Paredes para violino solo. Surgem assim miniaturas caracterizadas por virtuosismo e fantasia que, neste âmbito, se encontram lado a lado com a música de J.S. Bach para violino solo, alcunhada de “a bíblia” do repertório violinístico entre pares.
Curiosamente, Carlos Paredes começou o seu percurso musical com o violino e tinha a música erudita no mais alto patamar de expressão existente, considerando a sua própria música inferior a esta. Contudo, estilos musicais diferentes não são, por si só, razão suficiente para se avaliar a qualidade da expressão artística. As composições de Bach e de Paredes, embora cronologicamente distantes, partilham semelhanças e podem viver em comunhão. Semelhanças essas não apenas ao nível formal e instrumental, mas também na essência da sua mensagem artística e dos meios que a transmitem.
Entre Bach e Paredes zela não só pela intemporalidade e perpetuidade da música, mas também pela união de diferentes culturas musicais através de um formato de concerto moderno, convidando o ouvinte a viajar entre diferentes universos artísticos que se unem num só.

Date

22 Jun 2023
Desde

Time

18:00

Localização

Quinta da Regaleira
Sintra
Categorias
Translate »