
Ecologias Especulativas, um laboratório de imaginação ecológica da orla costeira
🌊✨Ecologias Especulativas, um laboratório de imaginação ecológica da orla costeira✨🌊
Convidamos para uma sessão livre e aberta no dia 26 de julho (sábado), das 14h às 18h, com início no Atelier Artéria.
Através do pensamento especulativo, o laboratório propõe-se como um espaço de narração e des-sedimentação das ruínas, zonas industriais, corredores costeiros e comunidades de auto-resposta que emergem nas adaptações aos novos urbanismos locais.
Centrad@s no método Voice (on/off) como forma de especular sobre as arquiteturas materiais e sociais, o sentido ON explora as percepções do espaço e as experiências subjetivas numa relação de múltiplas camadas com os ambientes, as atmosferas e outras formas de habitar não humanas, naquilo que podemos pensar como narrações de voz desancoradas, flutuantes ou em OFF, enquanto forma mais comunal e não centrada no individual.
A sessão divide-se em duas partes: a primeira, uma apresentação introdutória sobre o que entendemos por imaginação ecológica; e a segunda, uma visita a um espaço costeiro/litoral de Lisboa, onde se entrelaçam paisagem, ecossistemas urbanizados e desindustrializados, e os substratos arquitetónicos de cidades em evaporação e auto-resposta ao direito de habitar a urbe.
Pedimos para confirmar a participação através do perfil de IG do Atelier ou pelos seguintes e-mails:
osorioyanita.info@gmail.com
AtelierArteriaGaleria@gmail.com
Um processo colaborativo concebido por Anita Osorio, em parceria com Lorena Salamanca, Atelier Artéria e ProvenStudio.
Anita Osorio é arquiteta e docente, a viver em Nova Iorque, lecionando atualmente na School of Public Architecture da Kean University. Estudou na DAAP (College of Design, Architecture, Art, and Planning da Universidade de Cincinnati) e concluiu o Mestrado em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). É a iniciadora de La Escuela de Arquitectura en el Centro (LEAC), projeto integrado na sua investigação sobre arquivos enquanto infraestruturas de construção de mundos, teoria e prática, com potencial para transformar as pedagogias da arquitetura.
VAGAS LIMITADAS
🔍 26 de julho, sábado das 14h às 18h
👉 Estrada de Benfica, 255c