
EARTH AS A MEDIUM OF STRUGGLE
Nesta conferência da geógrafa Kathryn Yusoff vai partilhar a sua perspetiva sobre a terra como meio de luta que se define por sobrevidas coloniais e pelas suas realidades raciais tangíveis. A conferência, com moderação da realizadora e jornalista Ana Naomi de Sousa, reúne as questões do reparo material e das reparações espaciais pelos geotraumas inerentes ao colonialismo como pré-requisito dos seus futuros decoloniais.
KATHRYN YUSOFF é professora de Geografia Inumana na Faculdade de Geografia da Queen Mary University de Londres. A sua pesquisa examina as geologias raciais das rochas e como os materialismos inumanos moldam o ambiente, a raça e a subjetividade. É autora de A Billion Black Anthropocenes or None (University of Minnesota Press, 2018) e Geologic Life: Inhuman Intimacies and the Geophysics of Race (Duke University Press, 2024). Recebeu o Prémio de Criatividade em Geografia da Associação Americana de Geógrafos em 2022.
ANA NAOMI DE SOUSA é realizadora e jornalista. Escreve sobre a política pós-colonial, espacial e cultural para diversas plataformas, incluindo The Guardian e Al Jazeera. É realizadora dos documentários The Architecture of Violence, Angola – Birth of a Movement, Guerrilla Architect, e Hacking Madrid – todos eles exibidos na Al Jazeera English – e colaborou com a agência Forensic Architecture em Saydnaya, um documentário interativo sobre uma prisão militar síria para Amnistia Internacional. Colaborou com Decolonizing Architecture em projetos sobre arquitetura colonial e fascista em Itália, na Eritrea e na Etiópia, e sobre refugiados na Suécia. Está a realizar a sua primeira longa-metragem.
27 março
Discurso
quarta 18h30
Sala Principal
Entrada livre (sujeita à duração) mediante levantamento prévio de bilhete no próprio dia a partir das 15h (no máximo de dois bilhetes por pessoa)
Duração 90 min.
ACESSIBILIDADE
Em inglês com tradução simultânea em português
EARTH AS A MEDIUM OF STRUGGLE