Doutor Barros Veloso and Friends – Live Jazz no Távola Jazz Club
António José Barros Veloso Barros Veloso é considerado um dos primeiros músicos portugueses de Jazz a filiar-se na linguagem do jazz moderno. Fê-lo através do cultivo do bebop, estilo que despontara na Nova Iorque do início dos anos 1940. Pianista amador, profissionalmente dedicou-se à medicina interna. A sua dupla vertente de músico e médico valeu-lhe o cognome de Dr. Jazz, provavelmente cunhado por Luís Villas-Boas, com o qual desenvolveu uma longa amizade. Já Duarte Mendonça, futuro produtor do Cascais Jazz e Estoril Jazz, deu-lhe o cognome de Doc Monk.Nascido em Coimbra, a 27 de Setembro de 1930, cresceu no Caramulo, o que se deveu à doença da mãe, dirigindo o pai, médico de profissão, os serviços laboratoriais de um sanatório local. Quando findavam os anos 1930, cruzou-se ali com Luís Possolo, então em convalescença de tuberculose. No gramofone daquele novo amigo, escutava atentamente os discos da orquestra de Glenn Miller. Tal bastou para instigar em Barros Veloso, então com oito anos, o gosto pelo swing, posteriormente aprofundado pela audição das orquestras de Tommy Dorsey e Artie Shaw e, muito especialmente, pela voz de Frank Sinatra.
António José Barros Veloso ao vivo – https://youtu.be/oknTkfjaCnQ?si=pxvigX3HYVQGp_G7 Bruno Santos Bruno Santos é um dos mais requisitados guitarristas de jazz de Portugal. Começou os estudos musicais no Funchal, tendo mais tarde frequentado o Conservatório de Faro. Em 2014 foi-lhe atribuído o título de “especialista” na área do jazz, pela ESML. Bruno Santos tem partilhado o palco com grandes vultos do jazz.
Bruno Santos Almond Trio – https://youtu.be/rfaLN36qIjY?si=RfpsJGztPu9oWIka Bernardo Moreira Bernardo Moreira é um contrabaixista português, filho de Bernardo Moreira (Binau) e irmão dos músicos Pedro Moreira, João Moreira e Miguel Moreira. Começou os estudos musicais com 16 anos, tendo frequentado a Academia dos Amadores de Musica de Lisboa e estudado com Fernando Flores, Niels-Henning Ørsted Pederson, Rufus Reid e Reggie Workman. Paralelamente à sua carreira de músico é professor da Escola de Jazz do Hot Club de Portugal. No final da década de 80 tocou em vários clubes de jazz em Portugal e no estrangeiro, com músicos como Eddie Henderson, Norman Simmons, Al Grey, John Stubblefield, Carl Burnett e Frank Lacy. Entre 1991 e 1992, tocou com Daniel Humair e o trombonista Yves Robert no Festival Internacional de Jazz de Lisboa; com Valery Ponomarev em Madrid; com o seu grupo Moreiras Quinteto em Espanha, França, Angola, Moçambique e África do Sul. A sua discografia inclui Luandando do Moreiras Quinteto com Freddie Hubbard (Movieplay),Encontro em Lisboa com a participação de Eddie Henderson (Movieplay), Tudo Muda – Bernardo Moreira Trio com Steve Slagle (Movieplay) e discos de Maria Viana, Big Band Hot Club Portugal (com Benny Golson, Curtis Fuller e Eddie Henderson), Nanã Sousa Dias, Quarteto de Mário Laginha, Trio de Carlo Morena com Rick Margitza, Paulo Gomes e Fátima Serro. Gravou This is it, o último trabalho discográfico de André Sarbib.
Bernardo Moreira “Viva a Música” – https://youtu.be/3ZxZJtGnNRg?si=CV8QHv8NIoJoGVjL João Ribeiro Nascido em 1998, é baterista e cantor especializado na área do Jazz. Foi aluno de Michael Lauren na ESMAE, no Porto, e terminou os seus estudos em 2022, tendo concluído o Mestrado em Performance no seu instrumento. Presentemente, Atua como um emergente baterista no contexto do Jazz em Lisboa e no Porto, tendo já colaborado com músicos como Nanã Sousa Dias, Desidério Lázaro, João Pedro Coelho, Miguel Meirinhos, Bruno Santos, Clara Lacerda e Romeu Tristão. João Ribeiro “Lilacs in the Rain” – https://youtu.be/8Rt4itHM068?si=ApVg60-rUKddKU55
Doutor Barros Veloso and Friends – Live Jazz no Távola Jazz Club
Date
- 16 Jul 2024
- Desde
Time
- 22:00
Localização
Távola Bar
- R. Cel. Bento Roma n 16, 1700-177 Lisboa