Dia da Língua Romena e 30 anos desde a adesão da Roménia ao Conselho da Europa
Quinta-feira, dia 31 de agosto de 2023, entre as 18h00 e as 20h30, o Instituto Cultural Romeno em Lisboa e a Embaixada da Roménia na República Portuguesa irão celebrar o Dia da Língua Romena através de um evento que oferecerá ao público português e aos membros da comunidade romena a oportunidade de descobrir e conhecer melhor a Roménia. Com o objetivo de promover a língua e cultura romena, mas também para assinalar o 30º aniversário da adesão da Roménia ao Conselho da Europa, na sede do ICR Lisboa (Rua do Barão nº 10, Alfama) serão organizadas quatro aulas temáticas de língua, cultura, tradição e civilização romenas, ministradas pela professora Rodica-Adriana Covaci.
Entre os temas abordados estarão noções gerais sobre a língua romena, adesão da Roménia ao Conselho da Europa, evocações de importantes personalidades romenas, aulas demonstrativas de arte culinária com degustação e informações turísticas sobre a Roménia.
Programa detalhado das atividades:
18h00-18h30 – “Viagem pela língua romena – elementos lexicais e funções comunicativas”;
18h40-19h10 – “30 anos desde a adesão – Roménia, membro do Conselho da Europa” – contribuição para o desenvolvimento da identidade e diversidade cultural da Europa;
19h20-19h50 – “Romenos que fizeram história”;
20h00-20h30 – “Sabores romenos – aula com degustação”.
Atendendo à riqueza lexical e semântica, a língua romena situa-se entre as oito primeiras línguas do mundo e 80% das palavras que usamos na vida quotidiana são de origem latina. A língua romena é uma língua românica, tal como o francês, italiano, occitano, espanhol, português, reto-romano, sardo. O romeno como língua estrangeira é estudado em aproximadamente 40 países do mundo. Em Portugal, é possível aprender romeno no Instituto Cultural Romeno em Lisboa, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, junto da qual funciona o Leitorado de Língua Romena, em escolas portuguesas, através do “Curso de Língua, Cultura e Civilização Romenas” (LCCR), na Escola romena de sábado, em Lisboa, bem como junto de outras paróquias ortodoxas ou nas escolas dominicais da Igreja Pentecostal Romena em Portugal.