Avançar para o conteúdo
Desfile de Carnaval do Chapitô 2025

Desfile de Carnaval do Chapitô 2025

O Chapitô, celebra o Carnaval mais colorido e circense de todos os tempos. No dia 28 de fevereiro, as portas do emblemático espaço abrem-se para uma tarde de magia, folia e malabarismo, coroada pela presença do carismático ator Heitor Lourenço, eleito o Rei do Carnaval. Este ano, o Chapitô alia-se à Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e à Câmara Municipal de Lisboa para promover um grande desfile, que além de divertido, será palco para muita partilha, arte, cultura, inclusão e participação cívica.

O desfile será formado pela Escola de Circo do Chapitô, pela comunidade chapitoneana, além de munícipes, escolas da zona e associações da freguesia.

O tema deste ano, “Migrações e Transumâncias”, inspira-se no fenómeno do deslocamento dos homens e animais em busca de locais com melhores condições de vida. Nesse contexto, os foliões chapitoneanos estarão caraterizados com fantasias inspiradas nos animais dos cinco continentes. O desfile será animado pela banda Farra Fanfarra, num andamento performático que promete contagiar todos os presentes.

Heitor Lourenço, um nome que ressoa com talento e versatilidade, abre espaço na sua agenda de ensaios de “A Mais Velha Profissão” – obra em que contracena com um elenco de luxo e que estreia no próximo dia 19 de fevereiro –, para ser o rei carnavalesco de 2025. Na festa, o ator estará à frente do cortejo real a partir das 15h, vestindo um figurino especialmente criado para a ocasião.

O desfile terá início no Chapitô, às 14h30, seguindo pelo Largo dos Loios, Rua de Santiago, Rua do Limoeiro (atravessando para o Largo de Santa Luzia) até chegar ao Largo das Portas do Sol. No local, os alunos da Escola de Circo do Chapitô apresentarão uma coreografia interativa, envolvendo não apenas os participantes do desfile, mas também os transeuntes que se juntarem à celebração. Após a performance, o cortejo regressa ao Chapitô onde se seguirá um baile carnavalesco que promete animar a tarde a partir das 17h30. Será um momento de convívio, dança e alegria, encerrando com chave de ouro uma tarde dedicada às artes do circo e à comunidade.

Tags: