Avançar para o conteúdo
Decifrando censuras. Da regulação à produção de inexistências, do arquivo à internet: uma abordagem interdisciplinar

Decifrando censuras. Da regulação à produção de inexistências, do arquivo à internet: uma abordagem interdisciplinar

Decifrando censuras. Da regulação à produção de inexistências, do arquivo à internet: uma abordagem interdisciplinar

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL | 7-8 set. ’23 | 10h00-18h30  | Auditório | Entrada livre

A censura, das democracias e ditaduras de hoje e de ontem, do quotidiano às instituições, do arquivo à internet, é o tema que junta especialistas nesta conferência internacional e interdisciplinar em torno de um problema tão perene quanto elusivo.

Novos e recorrentes problemas estimulam a investigação da censura em todas as suas dimensões e complexidade e, sobretudo, enquanto fenómeno constitutivo da comunicação que não pode ser apenas evitado ou condenado pela sua negatividade, mas que pede para ser enfrentado como algo produtivo e, talvez, inevitável. De modo mais decisivo, o conceito de censura perdeu a sua inocente clarividência, tanto na teoria como na prática, sendo os fenómenos de moderação das redes sociais, vieses algorítmicos, “cultura do cancelamento” e “woke” apenas algumas das expressões mais recentes deste questionamento, obrigando a um esforço contínuo de compreensão dos seus novos sentidos.

Esta conferência aborda a censura como um fenómeno com aspetos económicos, sociais, políticos, estéticos, culturais e tecnológicos que afetam a relação público-privado e que não podem ser reduzidos a uma leitura de corte, de negação, de manipulação ou deceção.

Estudos de casos históricos e contemporâneos de diversas partes do globo (África do Sul, Brasil, Canadá, Espanha, França Holanda, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, Roménia), perspetivados de diferentes campos das ciências sociais, pautam uma conferência interessada em comparações no tempo, no espaço e entre disciplinas.

A conferência tem como oradores convidados Nicole Moore, da University of South Wales; Robert Darnton, professor emérito Carl H. Pforzheimer na Harvard University; e Richard Burt, da Florida University, incontornáveis responsáveis pelo atual questionamento do conceito de censura.

Conferência organizada no âmbito do projeto exploratório CEMA – Censura(s): um modelo analítico de processos censórios (EXPL/COM-OUT/0831/2021), desenvolvido no IHC na NOVA-FCSH e financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (https://ihc.fcsh.unl.pt/project/cema-projecto/).

O Instituto de História Contemporânea é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (UIDB/04209/2020, UIDP/04209/2020 e LA/P/0132/2020).

Date

07 - 08 Set 2023
Desde

Time

10:00 - 18:30

Localização

Biblioteca Nacional de Portugal
Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande 83, 1749-081 Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-biblioteca-nacional-de-portugal/
Translate »