DA VOZ HUMANA 2023 – Sessão #4
Em 2023, com a coordenação artística de Ruy Malheiro e a colaboração dos artistas intérpretes, procuramos olhar, pensar e partilhar com o público as palavras de quem as escreveu. Se nos primeiros 10 anos deste ciclo se deu voz maioritariamente a autores e autoras da novíssima cena literária nacional, em 2023, e fazendo convergir este ciclo com a temática transversal de toda a atividade – a Memória – enalteceremos e prestamos homenagem a algumas das vozes mais marcantes da literatura portuguesa, que merecem o nosso reconhecimento pelo seu papel fundamental na história da poesia em Portugal.
Isabel Meyrelles, Fritzi para os amigos mais íntimos, poeta, tradutora, escultora e criadora de objetos e sonhos surrealistas. Nascida em 1929, em Matosinhos. Começou cedo o seu interesse pela escultura, aos 16 anos iniciou os estudos no Porto, mas ainda muito nova mudou-se, primeiro para Lisboa e depois para Paris. Nos tempos difíceis que se viviam em Portugal, Isabel Meyrelles sentiu a necessidade de evasão, de sair do país para viver em liberdade. Foi então que decidiu ir viver para França, o seu país de adoção e com o qual se identifica. Em Paris continuou os estudos, desta vez não só de Escultura, na Ecole National Supérieure des Beaux-Arts, como também de Literatura, na Universidade de Sorbonne. No seu regresso a Lisboa, conheceu algumas personalidades das artes, como Mário Cesariny, António Pedro, Cruzeiro Seixas, Alexandre O’Neill, mas também Natália Correia, com quem dirigiu o restaurante “O Botequim”, durante os anos que regressou a Portugal (de 1971 a 1977) e assistiu ao surgimento do Grupo Surrealista Português e do Os Surrealistas. Corrente artística à qual ficou sempre, de alguma forma, ligada.
Fez várias exposições em Portugal e em França e traduziu obras de vários autores como, por exemplo, Jorge Amado.
FICHA TÉCNICA coordenação artística RUY MALHEIRO autora ISABEL MEYRELLES na voz de ANA SAMPAIO E MAIA, MIGUEL PONTE, RUY MALHEIRO e SILVIO VIEIRA operação técnica MARIA JOÃO ARSÉNIO direção de produção RUY MALHEIRO produção executiva INÊS MATOS
direção artística da Escola de Mulheres MARTA LAPA e RUY MALHEIRO
M/14
AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO [Telheiras – Lisboa] 19h15
inserido no FÓRUM FANTÁSTICO 2023
Apoios República Portuguesa – CULTURA | Direção Geral das Artes | Câmara Municipal de Lisboa
DA VOZ HUMANA 2023 – Sessão #4