Cuerpo Permeable: La memoria en la piel de Alcântara
A performance “Cuerpo Permeable: La memoria en la Piel de Alcântara” no dia 28 de novembro de 2023, às 21h00 na Biblioteca de Alcântara.
A memoria canta a sua esperança. Venham ouvir!
Entrada livre.
Observação: Lotação limitada com a distribuição de senhas 40 minutos antes do espetáculo.
Programação completa e mais informações no nosso site www.pyrateatro.pt
O PYRA Teatro informa que irá proceder à recolha de imagens e registos de sons para arquivo e divulgação das atividades do programa ibero-americano de residência artística Despertar.
Despertar´23 é promovido pela PYRA Teatro em parceria com a Divisão da Rede de Bibliotecas de Lisboa, com o apoio do IBERESCENA, Câmara Municipal de Lisboa/Polo Cultural Gaivotas.
“Cuerpo permeable” escava sensivelmente a memória, sendo a biblioteca de Alcântara
testemunha e palco de criação. A criação investiga as memórias e os arquivos corporais que constroem e reconstroem a memória, que tecem a rede identitária de uma pessoa e de um coletivo. Os corpos em movimento e a própria materialidade do edifício jogam em conjunto para despertar a memória e fazer-nos pensar: Que gestos micropolíticos e micropoéticos podemos fazer na construção da nossa memória coletiva? Qual é a história que contamos a nós próprios? Que arquivos corporais nos moldam? O que decidimos esquecer?
Dialogaremos de forma dinâmica e vertiginosa entre a dança e o teatro, o movimento e o gesto, o corpo e a memória-ficção. Procuraremos ser uma ponte entre a memória e o presente partilhado, entendendo o corpo como um lugar de arquivo sensível e poético, um canal de tradução, um fermento de imagens, que, próprias e colectivas, nos moldam, nos habitam e nos guiam no caminho a seguir.