Avançar para o conteúdo
PHOTO-2022-12-10-23-02-31.jpg

Coro da Nova faz concerto “Nativas Domini”, Música do Advento à Epifania

O Coro da Nova (da Universidade Nova de Lisboa) regressa aos concertos com o recital “Nativitas Domini – Música do Advento à Epifania”, num programa que reúne algumas das peças mais expressivas e marcantes das celebrações da Natividade e do tempo de reflexão e de esperança que a antecede. 

Esta é uma viagem através de cânticos que alguns dos grandes compositores da História da Música criaram nos últimos 500 anos, desde o século XVI até ao presente, para celebrar o Natal. Algumas destas obras tornaram-se hinos universais, outras, embora menos conhecidas, são também pequenas joias de grande beleza. Entre os seus compositores destacam-se os polifonistas ibéricos Tomás Luís de Vitoria e D. Pedro de Cristo, Felix Mendelsohn, um dos expoentes do Romantismo na música, Max Reger e Ralph Vaughan Williams, que interpretaram o seu tempo, na transição do século XIX para o XX, ou ainda os contemporâneos John Rutter, da tradição coral britânica, e o americano Peter Anglea, com a sua música contagiante. O programa inclui também uma obra de Diogo Gonçalves, maestro titular do Coro da Nova. 

Os concertos são dirigidos por Diogo Gonçalves, e contam com a participação de Nicholas McNair no piano.

O Coro da Nova foi criado em 1988 e fez sua missão promover e divulgar a música europeia e universal, o que tem feito ao longo dos seus 36 anos de vida. No seu reportório inclui um vasto leque de obras corais sinfónicas dos períodos barroco e clássico, da polifonia dos séculos XVI e XVII, bem como da música popular harmonizada por compositores portugueses e estrangeiros. O coro tem-se apresentado no país e no estrangeiro, em concertos a capella, e também com orquestra, como a Orquestra Metropolitana e a Clássica Metropolitana, e com diferentes ensembles instrumentais. Diogo Gonçalves é o seu maestro titular.

Diogo Gonçalves iniciou os estudos musicais aos três anos de idade na Fundação Musical dos Amigos das Crianças. Licenciou-se em Música – Flauta Transversal e concluiu o mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico.

Apresenta-se regularmente em concerto, destacando-se a interpretação do Concerto para Flauta e Harpa de W. A. Mozart, a solo com a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

É professor de Música no Colégio Salesianos de Lisboa e, como cantor, colabora no naipe dos baixos do Coro Gulbenkian.

É maestro titular do Coro da Universidade Nova de Lisboa desde outubro de 2021.

No presente ano de 2024, encontra-se a frequentar a licenciatura em Direção Coral e Formação Musical na Escola Superior de Música de Lisboa.

Nicholas McNair, radicado em Portugal desde 1980, é pianista e organista, compositor e professor de improvisação em piano na Escola Superior de Música de Lisboa, desde 1987, com uma longa experiência de concertos nos principais palcos do país. Nas últimas décadas tem colaborado regularmente com o Coro da Nova em inúmeros concertos.

Date

30 Nov 2024
Desde

Time

17:00 - 18:00

Localização

Academia das Ciências de Lisboa
Rua da Academia das Ciências, Lisboa
Translate »