
Concertos de Natal Comentados – Castelo de São Jorge
Desde sempre que os compositores dedicaram à infancia e à juventude parte das suas obras, tanto com um carácter didáctico e pedagógico, como um auto-reviver do que outrora foram.
Nas obras de Beethoven e Clementi, aqui apresentadas, encontramos estas duas facetas: Beethoven, nesta sonata de carácter jovial, mas de grande maturidade musical e pianística, reencontra e relembra a sua juventude, enquanto Clementi, compõe esta famosa sonatina especialmente para pianistas jovens no início dos seus estudos.
Mas é na obra central deste programa que estas duas facetas se cruzam. “O livro de Maria Frederica”, de Frederico de Freitas, é composto por 36 pequenas peças, aparentemente infantis, mas que revelam a grande maturidade do compositor. Neste programa são apresentadas apenas 15, combinadas de forma a contarem uma história ou pequenos momentos de um dia passado com Maria Frederica.
Nas obras de Beethoven e Clementi, aqui apresentadas, encontramos estas duas facetas: Beethoven, nesta sonata de carácter jovial, mas de grande maturidade musical e pianística, reencontra e relembra a sua juventude, enquanto Clementi, compõe esta famosa sonatina especialmente para pianistas jovens no início dos seus estudos.
Mas é na obra central deste programa que estas duas facetas se cruzam. “O livro de Maria Frederica”, de Frederico de Freitas, é composto por 36 pequenas peças, aparentemente infantis, mas que revelam a grande maturidade do compositor. Neste programa são apresentadas apenas 15, combinadas de forma a contarem uma história ou pequenos momentos de um dia passado com Maria Frederica.
Concertos de Natal Comentados – Concerto I
Concerto I
16 de dezembro, quinta-feira
16h00
M/6
Sala Ogival – Castelo de São Jorge
Entrada incluída no Bilhete Castelo de São Jorge
(Entrada gratuita para residentes no Concelho de Lisboa)
Mediante lotação da sala
16h00
M/6
Sala Ogival – Castelo de São Jorge
Entrada incluída no Bilhete Castelo de São Jorge
(Entrada gratuita para residentes no Concelho de Lisboa)
Mediante lotação da sala
Soprano: Cláudia Pereira Pinto
Piano: João Lucena e Vale
Piano: João Lucena e Vale
Repertório:
Beethoven, L.van, Sonata op.49, nº2, em Sol M
Clementi, M., Sonatina nº1, op.36 em Dó M
Frederico de Freitas, “O livro de Maria Frederica (excertos)”
Beethoven, L.van, Sonata op.49, nº2, em Sol M
Clementi, M., Sonatina nº1, op.36 em Dó M
Frederico de Freitas, “O livro de Maria Frederica (excertos)”
Este concerto começa com o mais conhecido e universal tema de Mozart: as Variações “Ah vous dirai-je, maman”. Ao longo de doze variações, Mozart explora todas as potencialidades do piano, num registo virtuoso, mas sem nunca deixar de fazer sobressair o carácter puro e a simplicidade do tema principal.
Os animais são a inspiração para a obra de Francisco de Lacerda. Composta no início do século XX, a obra está repleta de imagens e evocações, umas vezes humorísticas, outras sonhadoras e quase irreais, reflectindo as correntes estéticas da época, fazendo com que a sua audição seja uma surpresa constante e um desafio à imaginação.
O concerto termina com 3 pequenas peças de Prokofieff, compositor sobejamente conhecido do público mais jovem pela sua versão sinfónica d’”O Pedro e o lobo”. Outra obra que o compositor dedicou aos mais jovens é o seu op.65, “Música para Crianças”, do qual fazem parte estes 3 divertidos momentos musicais.
Os animais são a inspiração para a obra de Francisco de Lacerda. Composta no início do século XX, a obra está repleta de imagens e evocações, umas vezes humorísticas, outras sonhadoras e quase irreais, reflectindo as correntes estéticas da época, fazendo com que a sua audição seja uma surpresa constante e um desafio à imaginação.
O concerto termina com 3 pequenas peças de Prokofieff, compositor sobejamente conhecido do público mais jovem pela sua versão sinfónica d’”O Pedro e o lobo”. Outra obra que o compositor dedicou aos mais jovens é o seu op.65, “Música para Crianças”, do qual fazem parte estes 3 divertidos momentos musicais.
Concerto II
17 de dezembro, sexta-feira
16h00
M/6
Sala Ogival – Castelo de São Jorge
Entrada incluída no Bilhete Castelo de São Jorge
(Entrada gratuita para residentes no Concelho de Lisboa)
Mediante lotação da sala
17 de dezembro, sexta-feira
16h00
M/6
Sala Ogival – Castelo de São Jorge
Entrada incluída no Bilhete Castelo de São Jorge
(Entrada gratuita para residentes no Concelho de Lisboa)
Mediante lotação da sala
Soprano: Cláudia Pereira Pinto
Piano: João Lucena e Vale
Piano: João Lucena e Vale
Repertório:
Mozart, W.A. Variações “Ah vous dirais-je, maman”, K.265
Francisco de Lacerda (1869-1934) “36 Histórias para entreter os filhos de um artista” (excertos)
Prokofieff, S. “Tarantela, Marcha e Cortejo dos gafanhotos”
Mozart, W.A. Variações “Ah vous dirais-je, maman”, K.265
Francisco de Lacerda (1869-1934) “36 Histórias para entreter os filhos de um artista” (excertos)
Prokofieff, S. “Tarantela, Marcha e Cortejo dos gafanhotos”
Duas obras de Mozart em contraste: a Fantasia em Dó menor, K.475 remete-nos para um mundo misterioso, por vezes luminoso e divertido, mas subitamente contrastando com momentos sombrios e dramáticos. As famosas variações, levam-nos de volta ao ambiente descontraído e juvenil deste compositor.
Em contraste com Mozart, surgem as “Variações sobre um tema popular português” de Lopes-Graça em que todos os recursos do piano são explorados através da linguagem tão característica deste compositor.
Estes dois mundos, Mozart e Lopes-Graça, são interrompidos pela famosa obra de Schumann, “Cenas infantis”, composta por treze pequenas reminiscências de infância, lembranças quase sonhos, ou monentos marcantes que o compositor relembra mais tarde e traduz em notas nestas páginas poéticas e belas.
Em contraste com Mozart, surgem as “Variações sobre um tema popular português” de Lopes-Graça em que todos os recursos do piano são explorados através da linguagem tão característica deste compositor.
Estes dois mundos, Mozart e Lopes-Graça, são interrompidos pela famosa obra de Schumann, “Cenas infantis”, composta por treze pequenas reminiscências de infância, lembranças quase sonhos, ou monentos marcantes que o compositor relembra mais tarde e traduz em notas nestas páginas poéticas e belas.
Concerto III
18 de dezembro, sábado
16h00
M/6
Sala Ogival – Castelo de São Jorge
Entrada incluída no Bilhete Castelo de São Jorge
(Entrada gratuita para residentes no Concelho de Lisboa)
Mediante lotação da sala
18 de dezembro, sábado
16h00
M/6
Sala Ogival – Castelo de São Jorge
Entrada incluída no Bilhete Castelo de São Jorge
(Entrada gratuita para residentes no Concelho de Lisboa)
Mediante lotação da sala
Soprano: Cláudia Pereira Pinto
Piano: João Lucena e Vale
Piano: João Lucena e Vale
Repertório:
Mozart, W.A. Fantasia em Dó menor, k.475, Variações “Ah vous dirais-je, maman”, K. 26
Shumann, R., “Cenas Infantis, op.15”
Lopes-Graça, F., “Variações sobre um tema popular português”
Mozart, W.A. Fantasia em Dó menor, k.475, Variações “Ah vous dirais-je, maman”, K. 26
Shumann, R., “Cenas Infantis, op.15”
Lopes-Graça, F., “Variações sobre um tema popular português”
De Bach a Irving Berlin, passando por Mozart e Gounod, ao longo deste concerto serão interpretadas algumas das mais belas árias sacras para soprano, evocando a temática natalícia. A obra “Presente de Natal” de Lopes-Graça, originalmente composta para coro infantil e piano, será aqui apresentada na versão de voz e piano, homageando o compositor português e a sua visão do Natal.
O concerto termina com dois momentos célebres, reforçando o espírito do concerto.
O concerto termina com dois momentos célebres, reforçando o espírito do concerto.
Concerto de Natal
19 de dezembro, domingo
16h00
M/6
Sala Ogival – Castelo de São Jorge
Entrada incluída no Bilhete Castelo de São Jorge
(Entrada gratuita para residentes no Concelho de Lisboa)
Mediante lotação da sala
19 de dezembro, domingo
16h00
M/6
Sala Ogival – Castelo de São Jorge
Entrada incluída no Bilhete Castelo de São Jorge
(Entrada gratuita para residentes no Concelho de Lisboa)
Mediante lotação da sala
Soprano: Cláudia Pereira Pinto
Piano: João Lucena e Vale
Piano: João Lucena e Vale
Repertório:
Bach, J.S., “Jauchzet Gott in allen Landen” (cantata 51), “Süsser Trost, mein Jesus Kömmt” (cantata 151)
Händel, G.F., “How beautifull are the feet of them (Messias)
Mozart , W.A., “Agnus dei” (Missa da Coroação), “Laudamus te” (Missa em Dó menor)
Gounod, C., “O Divine redeemer”, “Ave Maria”
Lopes Graça, F. , “Presente de Natal”
Adam, A., “O holy night”
Berlin, I. “White Christmas”
Bach, J.S., “Jauchzet Gott in allen Landen” (cantata 51), “Süsser Trost, mein Jesus Kömmt” (cantata 151)
Händel, G.F., “How beautifull are the feet of them (Messias)
Mozart , W.A., “Agnus dei” (Missa da Coroação), “Laudamus te” (Missa em Dó menor)
Gounod, C., “O Divine redeemer”, “Ave Maria”
Lopes Graça, F. , “Presente de Natal”
Adam, A., “O holy night”
Berlin, I. “White Christmas”
Concertos de Natal Comentados – Castelo de São Jorge