Concerto pedagógico com «Os Músicos do Tejo»
Num concerto dedicado à acústica do teatro romano, Os Músicos do Tejo recorrem a demonstrações com instrumentos musicais antigos e a ensaios de som para explorar a plasticidade do som no sítio arqueológico. Com a ajuda de Paulo Guerreiro e Stephen Mason, irão discutir e comentar vários aspetos da música, da cultura e da ciência. As demonstrações culminam num concerto acústico de trompete, trompa barroca e trompa moderna, instrumentos que partilham semelhanças com a Tuba e o Cornu, instrumentos em metal usados no império romano.
Fundado em 2005 e dirigido por Marcos Magalhães e Marta Araújo, o agrupamento Os Músicos do Tejo tem desenvolvido um percurso assinalável no panorama europeu da música antiga. Festejaram em 2023 os 18 anos de existência num evento filosófico-musical com a presença de Peter Sloterdijk. O seu trabalho tem sido orientado por dois eixos complementares: dar a conhecer obras do património musical português inéditas ou pouco acessíveis, mas também desenvolver projetos inovadores e transdisciplinares, com artistas atuais, com vista a refletir criativamente sobre a música e o seu papel na sociedade de hoje.
Os Músicos do Tejo têm o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, da Câmara Municipal de Lisboa e da Biblioteca Nacional de Portugal.
Mais informações aqui.