CONCERTO DE NATAL 2024 – T. M. JOAQUIM BENITE
A Orquestra do Algarve propõe-nos um programa a um tempo clássico e original, revisitando o imaginário de Hans Christian Andersen. Texto e música irão caracterizar este concerto, que foge aos estereótipos musicais e dá a ouvir três obras do século XX em estreia nacional. Eis um concerto perfeito para reunir a família e celebrar o espírito do Natal através da música, da imaginação e da curiosidade. Poderemos ouvir a Noite de Natal, de Max Reger (1873-1916); a Noite de Natal das crianças, de Niels Gade (1817-1890); e In Terra Pax, Christmas Scene, de Gerald Finzi (1901-1956).
A Orquestra do Algarve foi fundada em 2002, tornando-se Orquestra Clássica do Sul em Setembro de 2013, com vista a desenvolver a sua actividade de promoção e divulgação da música erudita nas regiões do Algarve e Alentejo. Em 2023 iniciou um novo ciclo, retomando a sua denominação original. Composta por músicos de catorze nacionalidades, a multiculturalidade sempre foi uma das suas características, conseguindo reunir em palco profissionais criteriosamente selecionados em concursos de índole internacional.
Martim Sousa Tavares (Lisboa, 1991) formou-se em Ciências Musicais e Direcção de Orquestra entre Lisboa, Milão e Chicago, cumprindo esse percurso com honras académicas e bolsas Fulbright e da Eckstein Foundation. Funda em 2014, em Bréscia, a Orchestra di Maggio, seguindo-se em 2019 a Orquestra Sem Fronteiras, com sede em Idanha-a-Nova, tendo-se apresentado em mais de 100 localidades entre Portugal, Espanha e Brasil. Em 2022 esta orquestra venceu o Prémio Carlos Magno para a Juventude, atribuído pelo Parlamento Europeu, e o prémio de música da Mirpuri Foundation. É maestro titular da Orquestra do Algarve desde Janeiro de 2023.
FICHA ARTÍSTICA
Direcção musical de Martim Sousa Tavares
ORQUESTRA DO ALGARVE
PREÇOS
CONCERTO DE NATAL 2024 – T. M. JOAQUIM BENITE