Avançar para o conteúdo
Cinema na Zona | Ciclo "Sindicato dos Sonhos"

Cinema na Zona | Ciclo “Sindicato dos Sonhos”

A partir de uma perspectiva do cinema brasileiro, este ciclo explora a contínua luta trabalhista e as etapas de um percurso coletivo contra forças opressoras. É nesse lugar que acontece e floresce a génese da luta por um presente e um futuro melhor – ou o lado concreto dos sonhos.

________________________
9 Julho > 21h00
Que Bom Ver-te Viva, da realizadora Lucia Murat
(1989, 1h40m)

O filme aborda a tortura durante o período de ditadura no Brasil, mostrando como as suas vítimas sobreviveram e como encaram aqueles anos de violência duas décadas depois.

________________________
16 Julho > 21h00
Eles Não Usam Black Tie, do realizador Leon Hirszman
(1982, 2h)

Um movimento grevista eclode e divide a categoria metalúrgica. O jovem operário Tião, temendo perder o emprego, decide furar a greve, entrando em conflito com o pai.

________________________
23 Julho > 21h00
Braços Cruzados, Máquinas Paradas, dos realizadores Roberto Gervitz e Sergio Toledo
(1979, 1h16min)

O documentário acompanha as eleições do sindicato dos metalúrgicos de São Paulo. Nesse processo, mostra os problemas estruturais do movimento sindical sob forte tutela estatal e a resposta dos trabalhadores no chamado Novo Sindicalismo.

________________________
30 Julho > 21h00
Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho
(2007, 1h40min)

Depois de responder a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram a sua história de vida em um estúdio. Vinte e três delas foram selecionadas e filmadas em junho de 2006. Em setembro do mesmo ano, várias atrizes interpretaram, a seu modo, as mesmas histórias.

***************************************************
Entrada livre, exclusiva a pessoas associadas – se ainda não fizeste ou renovaste o teu cartão para 2024, tratamos disso na hora, ao balcão.
***************************************************

Data

23 Jul 2024

Hora

21:00

Localização

Zona Franca dos Anjos
242, Rua de Moçambique 42, Lisboa
Translate »