Avançar para o conteúdo
Ciclo Desordem é Progresso#13 João Castro Pinto João Alegria & Joana Guerra

Ciclo Desordem é Progresso#13 | João Castro Pinto | João Alegria & Joana Guerra

A edição de um disco é momento que se saúda. Corresponde ao pensamento e sistematização de um ponto determinante num percurso. A obra de João Castro Pinto dispensa adjectivação gratuita. O facto de acolhermos a apresentação de ‘HYPO-STASIS’, trabalho conjunto de João Castro Pinto e Anastasis Grivas constituirá, certamente, um ponto alto do Ciclo ‘Desordem é Progresso’. Avesso a audições apressadas, e na constante procura da criação de espaços e momentos de resistência, que posicionem a música e a escuta partilhada ao vivo como acto cristalino de reflexão, pareceu-nos óbvio convidar o João Alegria & Joana Guerra para esta noite.

JOÃO CASTRO PINTO – ‘HYPO-STASIS’ | ‘HYPO-STASIS’ é o título do álbum colaborativo de João Castro Pinto e Anastasis Grivas – compositor, performer e curador Grego -, que será editado pela Helvética Grimaces Éditions, no próximo dia 24 de Novembro. Trata-se da edição de um objecto artístico que é um livro-disco de música electroacústica improvisada, com design e trabalho visual de João Castro Pinto, e que será publicado numa edição impressa em risografia, limitada a 50 cópias. HYPO-STASIS concentra parte das únicas gravações existentes deste duo, realizadas em 2003 no Small Music Theatre, em Atenas, as quais irão finalmente ver a luz do dia.

Em Maio de 2003, por ocasião de uma residência artística intermedia de Castro Pinto no Fournos Centre for Digital Culture, em Atenas, os músicos efectuaram duas sessões de gravação no Small Music Theatre, à altura um espaço charneira dedicado à música experimental e improvisada, com curadoria de Grivas (Ektopia). De portas fechadas e sem público, os músicos tocaram no palco do SMT, gravando takes directos que foram registados por um gravador de CD. O resultado musical das sessões encontra-se condensado neste álbum em 7 peças. Ambos os artistas ficaram satisfeitos com esta colaboração e imediatamente tiveram a intenção de editá-la. Devido a diversas contingências, as gravações ficaram em stand-by durante duas décadas, sendo que, este ano, ambos os músicos fizeram uma selecção e simples edição / masterização das peças, de modo a preservar o carácter cru das gravações, com o fim de as partilhar com o mundo. Este lançamento marca, deste modo e simultaneamente, o 20º aniversário das gravações e da dealbar deste duo colaborativo.

HYPO-STASIS apresenta diversas abordagens musicais, desde as iniciais dronescapes, de perfil minimal, silente e escuro, nas quais os sons contínuos e hipnóticos da guitarra preparada se transformam em atmosferas densas, consequência do subtil processamento electroacústico de Castro Pinto; até às peças finais mais dinâmicas, em que a guitarra preparada de Anastasis ganha protagonismo de primeiro plano, modulando, a par de espessos drones, sons discretos e gestos musicais inusitados, numa metodologia global de improvisação livre, facto que torna este álbum numa viagem musical inusitada, composta por um paleta sónica variegada.

Para marcar o lançamento de HYPO-STASIS, no dia 24 na SMOP, em Lisboa, pelas 21:00, João Castro Pinto dará um concerto, baseado em samples do disco e reinterpretando o mesmo via laptop (field recordings), controladores midi e sintetizador. O disco encontrar-se-á à venda no local.

http://grimaceseditions.org/hypo-stasis | https://soundcloud.com/jcastropinto | agnosia.me | http://grimaceseditions.org/hypo-stasis

JOÃO ALEGRIA & JOANA GUERRA | Joana Guerra é uma violoncelista, cantora e compositora, conhecida pela sua abordagem musical exploratória. Tem levado a cabo colaborações regulares com inúmeros músicos e com projetos de dança e teatro, entretecendo um universo único em permanente expansão.

http://joanaguerra.com/ | http://joanaguerra.bandcamp.com/

João Alegria é um guitarrista de Lisboa que cria peças de natureza imersiva num discurso livre e improvisado. Ativo desde 2011, publicando no seu Bandcamp com regularidade, editou em 2021 o álbum triplo “Vertical”, um trabalho de cariz antológico pela Combustão Lenta Records. Em 2023 cria a editora Veia Records que inaugurou com a reedição do álbum XVII. De volta aos concertos, volta a apresentar-se ao vivo acompanhado pela Joana Guerra ao violoncelo.

http://joaoalegriapecurtoblog.wordpress.com/ | http://combustaolenta.bandcamp.com/album/vertical-2011-2021

Ciclo Desordem é Progresso#13 | João Castro Pinto | João Alegria & Joana Guerra

Data

24 Nov 2023
Desde

Hora

21:00

Localização

SMOP - Sociedade Musical Ordem E Progresso
Rua do Conde - Lisboa
Categorias
Translate »