
Cícero Lee Quarteto – Live Jazz no Távola Jazz Club
Ricardo Toscano – Saxofone
O saxofonista Ricardo Toscano é uma das maiores figuras do jazz português da atualidade.
Reconhecido na cena do jazz nacional, tem tocado com muitos dos nomes mais marcantes, como Mário Laginha, Mário Barreiros, Carlos Barretto, João Paulo Esteves da Silva, João Moreira, Nelson Cascais, Paula Oliveira, Bruno Santos, Afonso Pais, André Sousa Machado, Mário Delgado, Alexandre Frazão, André Fernandes, José Salgueiro, Júlio Resende, Bruno Pedroso, etc. E, ainda na área da música popular, com Paulo de Carvalho, António Chainho,
Carlos Manuel Proença, Rão Kyao etc.
Salomão Soares – Piano
Nascido em Cruz do Espírito Santo, interior da Paraíba, e atualmente radicado em São Paulo, Salomão Soares é pianista, compositor e arranjador, consolidado como um dos grandes nomes da nova geração de instrumentistas brasileiros. Ao longo de sua trajetória, tem dividido o palco com ícones da música brasileira, como Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Hamilton de Holanda, Leny Andrade, Filó Machado, Renato Braz, Mônica Salmaso e Toninho Ferragutti — este último com quem gravou um álbum em duo.
Reconhecido por sua linguagem sofisticada e inventiva, Salomão é vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2017, foi finalista do Piano Competition do Montreux Jazz Festival 2017, na Suíça, e conquistou o Prêmio Novos Talentos do Savassi Festival 2018, em Belo Horizonte.
Com uma carreira que inclui participações em importantes festivais e turnês internacionais, apresentou-se recentemente na Espanha, Portugal, Uruguai e em diversas cidades brasileiras, além de integrar o line-up do SESC Jazz, um dos mais prestigiados festivais de jazz da América Latina — tanto com seu trio quanto como convidado especial de Hermeto Pascoal.
Sua discografia reflete a versatilidade e o diálogo entre o jazz e a música brasileira, com trabalhos como Alegria de Matuto, Colorido Urbano, Baião de Dois (com Guegué Medeiros), Interior (álbum solo lançado durante turnê pela Europa), e parcerias de longa data com a cantora Vanessa Moreno, como os álbuns Chão de Flutuar, Yatra-Tá e Outros Ventos.
Entre seus projetos mais recentes, destaca-se a gravação do álbum Hamilton de Holanda Trio – Ao Vivo em Nova York, registrada no icônico Jazz at Lincoln Center, com participação especial do saxofonista Chris Potter, lançado em maio de 2025. Seu mais recente trabalho autoral, Espirais (2024), reafirma sua busca por novas sonoridades e sua contribuição para a música instrumental brasileira contemporânea.
Cícero Lee – Contrabaixo
Mais do que um baixista, Cícero Lee é um incansável estudioso do instrumento, cujo objetivo pessoal é atingir um grau de expressividade e destreza que seja, de facto, digno de nota. É um percurso sinuoso, de enorme dedicação, do qual não consegue abdicar. É também contrabaixista, compositor, professor, fotógrafo, e uma forte presença no meio musical nacional em géneros que vão do Jazz ao Pop-Rock, passando pela World Music e Música Tradicional Portuguesa. O seu primeiro registo em nome próprio, “Ventos” (Sintoma Records, 2013), levou-o, entre 2013 e 2014, a atuar em dezenas de clubes e festivais de jazz em Portugal e outros países Europeus. Colabora ativamente, desde 2009, com o músico Luís Represas, com quem tem tido a oportunidade de, como reconhece, conhecer Portugal mais profundamente. Esta relação criou a possibilidade de atuar ao lado de nomes incontornáveis na história da música Lusófona. Aqui destacam-se artistas como Ricardo Ribeiro, Martinho da Vila, Stewart Sukuma, João Gil, Jorge Palma, a que se juntam, provenientes de outras participações, nomes como Chico César, Cristina Branco, Rao Kyao, Paulo de Carvalho, Elisa Rodrigues, Janita Salomé e muitos mais, que o têm enriquecido enquanto músico e artista. Este percurso profissional levou-o a pisar grandes palcos, como o Centro Cultural de Belém, Coliseu dos Recreios, Rock In Rio, entre muitos outros. Em 2008 teve a oportunidade de estudar na Bass Collective, em Nova Iorque, e ainda, a título particular, com Jeff Andrews, Matthew Garrison, Lincoln Goines e Doug Weiss. Como professor, está inteiramente dedicado desde 2005 a um projeto educativo – a Escola de Música Interartes, em Cascais, onde é também coordenador. Esporadicamente envolve-se em workshops e masterclasses. Cícero Lee planeia dedicar-se cada vez mais à composição, a aprofundar o seu instrumento de eleição – o baixo elétrico – e a criar obras independentes dentro da música e da fotografia.
Joel Silva – Bateria
Joel Silva iniciou os estudos musicais em 1997, na Escola de Música do orfeão de Leiria, tendo como professores de percussão Rui Gomes e Manuel Campos.
Começou a interessar-se por jazz e frequentou workshops com Bruno Pedroso, Alexandre Frazão, Carlos Barretto, Marc Miralta, Mark Ferber, Daniel Freedman, Mark Turner, Peter Erskine, John Riley, Dan Weiss, Donald Edwards, Ari Hoenig e Billy Hart.
Em 2004 ingressou no Curso de Jazz da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), onde estudou bateria com Michael Lauren e se licenciou em 2008.
Tem vindo a tocar com inúmeros artistas, tais como Carlos Barretto, Bob Sands, Big Band H.C.P., Paulo de Carvalho, Matt Penman, Francesco Bearzatti, Júlio Resende, Kristin Korb, João Paulo Esteves da Silva, Will Vinson, Dave Ambrosio, Baptiste Trotignon, Nuno Ferreira, Franck Amsallem, Perico Sambeat, Jon Irabagon, Ole Morten Vågan, Mário Delgado, Abe Rábade, Chris Kase, Maria João, Olivier Truchot, Bena Lobo e Wanda Sá.

