
CHIADO POÉTICO com Nuno Miguel Henriques
“CHIADO POÉTICO” é um espectáculo com o actor e diseur Nuno Miguel Henriques, baseado na interpretação de textos de grandes autores/poetas da língua portuguesa, com destaque para Fernando Pessoa, Luís de Camões, Florbela Espanca entre outros do imaginário da lusofonia literária em cena num novo espaço poético e cultural, em pleno Chiado de Lisboa, que é um MICROTEATRO POÉMÁRIO, sendo um espaço artístico, intimista, poético, literário e imersivo.
A Poesia Portuguesa que se torna viva, dinâmica e embebecida pela Voz de um dos mais prestigiados artistas da língua portuguesa, com uma carreira notável de mais de três décadas e meia a promover os poetas lusófonos de forma arrebatadora, única e original num espectáculo de proximidade e onde a poética se traduz nas ruas adjacentes e se reproduz em cada evento de uma forma única e diferente com uma magistral atuação do Nuno Miguel Henriques em “CHIADO POÉTICO”.
POEMÁRIO é um espaço singular, artístico, intimista, poético, literário e imersivo em pleno bairro do CHIADO, na cidade de Lisboa.
Este inovador sítio, fica num edifício secular, entre as muralhas Fernandinas, chamadas igualmente de Cerca Nova de Lisboa, que foi mandada construir entre 1373 e 1375 pelo Rei D. Fernando para proteger a cidade das invasões castelhanas, ampliando funções defensivas da antiga cerca velha ou cerca moura.
Podem estes importantes vestígios históricos, ser visitadas e observados aquando das visitas ao nosso espaço exclusivo, para assistir a um dos nossos eventos, no bairro mais poético, elegante, chique, burlesco, literário, primoroso e repleto de memórias de escritores, celebridades, artistas, personalidades e de sonhos, ilusões, frustrações e revoluções.
O Chiado foi e é palco de diversos espectáculos, eventos, exposições, teatros, concertos, manifestações artísticas, além de ter lojas de artesanato, livrarias, antiguidades, ateliês de criadores de moda, pintores, escultores, arquitetos, criativos, cantores e músicos, mantendo a sua fama como centro de tertúlias e sociabilidade.
Tem ainda a célebre gastronomia portuguesa e estrangeira, os restaurantes com estrelas e chefes de notoriedade, bares e locais de rooftop com vistas ímpares na capital do nosso país de poetas, com o Rio Tejo aos pés, na cabeceira o Bairro Alto e ao lado de ruas, praças, avenidas, becos e escadinhas típicas e a Baixa Pombalina na proximidade, estando a poucos metros de diversos monumentos, museus, faculdades, áreas culturais/artísticas, Assembleia da República, Convento do Carmo (ícone do 25 de abril), casas de fado e tantos outros cantos e recantos que continuam a fazer os deleites de uma das zonas mais percorridas por turistas de todo o mundo.
Bairro de mistérios e segredos, de sociedades secretas e conspirações, de mitos e devoções, de lojas ou armazéns com mercadorias de luxo e instituições requintadas dum comércio distinto de ourivesarias, garrafeiras, roupas de criação com tendências internacionais, ao lado de bibliotecas, salões e grémios (com destaque para o Grémio Literário) e muitas preciosidades que se descobrem em cada visitação, cheirando ainda aos velhos mercadores das naus dos descobrimentos, de muitos Reis e Senhores, Militares e Presidentes, além de inúmeras personagens de cinema e televisão, em todas as pedras das calçadas pisadas e escutadas pelas estações de rádio, que outrora daí emitiam para os seus ouvintes longínquo.
Também encontramos faculdades, locais de residência, passagem e de vida de grandes autores e individualidades com destaque para Fernando Pessoa, Alexandre Herculano, Aquilino Ribeiro, Almada Negreiros, Antero de Quental, Eça de Queiroz, Ribeiro Chiado, Almeida Garrett, Rebelo da Silva, Mendes Leal, Rodrigo da Fonseca, Fontes Pereira de Melo, Rodrigues Sampaio, Sá da Bandeira, Anselmo Braancamp, Feliciano de Castilho, Ramalho Ortigão, José Saramago, David Mourão Ferreira, Agustina Bessa-Luís, Sophia de Mello Breyner, Urbano Tavares Rodrigues, além de outros mais contemporâneos.
Neste edifício histórico, existem vestígios das muralhas da fortaleza defensiva do século XIV, mas agora passou a ter no local, o nosso inusitado, Poemário, que em suma é um pequeno espaço intimista, para se apreciar a Arte de Dizer Poesia Portuguesa ao vivo, através de Teatro Poético pela voz e presença do mais antigo actor especialista em Declamar/Recitar em atividade regular em Portugal: Nuno Miguel Henriques.
Também foi por ali perto, que grandes artistas emergiram na arte de divulgar a poesia, destacando-se João Villaret e Mário Viegas, pretendendo-se retomar a tradição da Lisboa dos Poetas, que o tempo tentou acabar com as vicissitudes de outros interesses menos interessantes e formativos.
O Poemário reúne o conceito emergido em Madrid com enorme sucesso, sendo hoje popular em várias partes do mundo, denominado de Microteatro, permitindo uma proximidade maior e por vezes arrepiante estre o fazedor de arte e o seu consumidor, de modo a deixar uma marca indelével nesta experiência, que se pretende que seja mais do que a mera assistência a um espetáculo de entretenimento.
Neste espaço em parceria com o TEATRO ABC – Companhia Nacional de Teatro Português ® e a Embaixada do Conhecimento ®, estão programados eventos poéticos, teatrais, contos de Natal e Páscoa, Visitas Guiadas no centro histórico do Chiado com término ou início no nosso espaço, Ateliers e Cursos Livres de escrita criativa, técnicas de voz, história de Portugal, Protocolo, entre outros, além de lançamentos de livros e de exposições de obras de arte e antiguidades peculiares.
O actor Nuno Miguel Henriques apresenta todas as sextas-feiras pelas 19.00 horas e sábados pelas 17.00 horas o novo espectáculo teatral chamado “CHIADO POÉTICO” baseado em textos de grandes autores/poetas da língua portuguesa, com destaque para Fernando Pessoa, Luís de Camões, Florbela Espanca e muitos outros do imaginário da lusofonia literária, com a duração entre quarenta e cinco minutos a uma hora e apresentações também previstas em todo o país.
Este novo sítio cultural da capital lusitana, fica situado em pleno Chiado Lisboeta, junto ao metro e com vários parques de estacionamento subterrâneos nas redondezas, além de comboios, barcos. elétricos e autocarros.
Em cena no MICROTEATRO, podendo ser realizadas outras sessões especiais para grupos e escolas, numa produção do Teatro ABC – Companhia Nacional de Teatro Português. Os Bilhetes estão em venda em www.ticketline.pt ou na WORTEN; FNAC ,C.C. Mundicenter, El Corte Inglês, SUPERCOR, E.LECLERC, Altice Forum Braga, Galerias Comercial Campo Pequeno, Casino Lisboa, A.B.E.P., Teatro Tivoli BBVA, COMCASCAIS, Pavilhão Multiusos de Guimarães, SUPER BOCK ARENA, TIME OUT MARKET, entre outros locais habituais.
Reservas e Informações: Telefone 1820
