Avançar para o conteúdo
CASCAIS FADO XPERIENCE

CASCAIS FADO XPERIENCE

Fado Cascais
Levamos o Fado a Cascais para moradores e visitantes de todo o mundo. Desfrute em pleno da música mais tradicional de Portugal. Em ambientes diferenciadores esta é uma experiência emocional única.

O Fado em Cascais remonta à década de 60, onde as casas de Fado tiveram um papel fundamental no surgimento e crescimento de uma geração de fadistas e músicos de referência. É esta época de ouro da região que agora homenageamos.

Cascais Fado Xpercience

Cascais Fado Xperience é um projeto independente e com identidade própria, podendo desenvolver-se em diversos ambientes, que reúne tudo o que simboliza o Fado: a saudade, tão portuguesa, a melancolia com a autenticidade e o orgulho de ser quem somos.

O elenco do Cascais Fado Xperience conta com dois fadistas portugueses acompanhados por dois músicos (Guitarra Portuguesa e Viola de Fado). Embora o Fado mantenha as suas raízes, tem evoluído ao longo do tempo, incorporando influências contemporâneas e experimentando novas abordagens musicais.

O Fado
Mais do que expressão artística e parte da identidade cultural portuguesa, o Fado é uma forma de vida. Foi considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, em 2011 e tem ganho cada vez mais notoriedade e respeito a nível internacional.

Vila de Cascais
A Vila de Cascais, pela sua proximidade a Lisboa e relevância que foi conquistando nas últimas décadas da Monarquia, no virar do século e no período da segunda Grande Guerra, albergou elites Nacionais e Internacionais e desenvolveu um cosmopolitismo muito próprio, que foi sempre acompanhado pela presença do fado em diversos ambientes.
É esta época de ouro do Fado e muito especificamente da região de Cascais que
agora pretendemos recordar em jeito de homenagem aos seus principais protagonistas.

O Fado em Cascais
As Casas de Fado em Cascais, na década de 60, tiveram um papel fundamental no surgimento e crescimento de toda uma geração de fadistas e músicos de referência.

Locais como o restaurante Galito (Estoril), o Estribo Bar (Birre) – mais tarde Forte Dom Rodrigo – e o Arreda (Cascais), entre outros, foram durante anos testemunhas do surgimento de fadistas como Carlos Zel, João Braga, Teresa Silva Carvalho, António Mello Correia, Maria do Rosário Bettencourt, Maria da Nazaré ou Rodrigo (entre muitos outros) e de músicos como Alcino Frazão, José Pracana ou José Luis Nobre Costa, nomes que tiveram uma significativa influência em muitos dos atuais cantores de Fado e que são, por si mesmos, alguns dos principais responsáveis pelo grande crescimento e divulgação que o Fado sofreu nessa década, em Portugal e no estrangeiro.

Nestas tertúlias de fadistas era frequente também encontrar os nomes maiores da canção nacional: Amália Rodrigues e Alfredo Marceneiro, este último assíduo frequentador do restaurante Arreda.

O Projeto Cascais Fado Xperience

O projeto Cascais Fado Xperience surge pela mão de Pedro Vaz e Miguel Caldeira Cabral, unidos pela vontade de trazer a Cascais e aos seus visitantes a oportunidade de ter um momento e experiência de Fado de qualidade.

É autónomo e tem identidade própria, podendo apresentar-se em espaços de restauração, auditórios, espaços ao ar livre, sempre com o mesmo modelo: um momento de Fado ao fim da tarde e com a duração de uma hora.

Fadistas portugueses profissionais expressam os mais nobres sentimentos de saudade, amor, nostalgia e resiliência, através da voz e interpretação.
Bilhetes

Amor, ciúme, cinzas e lume. Dor e pecado. Tudo isto existe. Tudo isto é triste. Tudo isto é Fado.
Amália Rodrigues

Tags:

Data

25 Jul 2024 - 17 Jan 2025

Hora

17:45

Localização

Mercado da Vila de Cascais
Rua Padre Moisés da Silva - Cascais
Translate »