Avançar para o conteúdo
Casa da Achada promove conversa sobre o romance “Não há morte nem princípio”, de Mário Dionísio

Casa da Achada promove conversa sobre o romance “Não há morte nem princípio”, de Mário Dionísio

Casa da Achada promove conversa sobre o romance “Não há morte nem princípio”, de Mário Dionísio

Lisboa, 21 de fevereiro de 2026 – A Casa da Achada – Centro Mário Dionísio acolhe no sábado, 21 de fevereiro, às 15h30, uma sessão de conversa dedicada ao romance Não há morte nem princípio, a única obra de ficção longa publicada por Mário Dionísio.

O encontro contará com a presença de José Manuel de Vasconcelos, poeta, ensaísta e tradutor, que irá refletir sobre o romance e a sua relação com a produção artística e intelectual do autor.

Literatura e pintura em diálogo

A conversa insere-se no contexto da exposição de pintura «… ou é sempre princípio», atualmente patente na Casa da Achada, que propõe um diálogo entre a obra pictórica de Mário Dionísio e o seu romance Não há morte nem princípio. A iniciativa pretende aprofundar a leitura do livro à luz do universo estético e ético do autor, cruzando literatura, artes plásticas e pensamento crítico.

Publicado num momento singular do percurso de Mário Dionísio, o romance constitui uma reflexão densa sobre o tempo, a memória e a condição humana, articulando preocupações políticas, existenciais e formais que atravessam toda a sua obra literária e ensaística.

Sessão aberta ao público

A iniciativa dirige-se a leitores, estudantes e interessados na literatura portuguesa contemporânea, oferecendo um espaço de partilha e discussão em torno de um livro central do século XX português.

Informações práticas

  • Evento: Conversa sobre o romance «Não há morte nem princípio»

  • Autor em destaque: Mário Dionísio

  • Convidado: José Manuel de Vasconcelos

  • Data: sábado, 21 de fevereiro de 2026

  • Hora: 15h30

  • Local: Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, Rua da Achada, 11, Lisboa

  • Tipo: Encontro literário / conversa

  • Cidade: Lisboa

A sessão integra a programação cultural da Casa da Achada dedicada à divulgação e valorização da obra de Mário Dionísio, reforçando a ligação entre literatura, artes visuais e reflexão crítica.

Data

21 Fev 2026

Hora

15:30

Localização

Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
Rua da Achada, 11, R/C - Lisboa