Avançar para o conteúdo
Carlos Bunga – Habitar a Contradição

Carlos Bunga – Habitar a Contradição

Carlos Bunga – Habitar a Contradição

De 8 de novembro de 2025 a 30 de março de 2026, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian apresenta Habitar a Contradição, uma das exposições mais pessoais e complexas do artista português Carlos Bunga (Porto, 1976).

A mostra inclui a maior instalação de cartão site-specific da sua carreira, integrada com obras da Coleção do CAM. Radicado em Barcelona, Bunga expande os limites da pintura e da forma para o desenho, escultura, instalação, fotografia e vídeo, utilizando materiais frágeis e efémeros como cartão e fita-cola para questionar a permanência da arquitetura e a noção de habitar.

Inspirada na obra My first house was a woman 1975 (2018), a exposição parte de uma memória pessoal – a migração da mãe do artista de Angola para Portugal – para refletir sobre identidade, deslocamento e transformação. Culmina em Bosque (2025), a sua maior criação até à data, fundindo memória, corpo e espaço numa meditação sobre ausência, impermanência e reinvenção.

Horário de funcionamento:
Quarta a segunda-feira: 10h00 – 18h00

Local:
Fundação Calouste Gulbenkian – Centro de Arte Moderna
Rua Doutor Nicolau Bettencourt, Lisboa
Mais informações

✨ Uma oportunidade única para explorar a obra de Carlos Bunga e refletir sobre memória, identidade e os limites da forma e do espaço.

Data

08 Nov 2025 - 30 Mar 2026

Hora

10:00

Localização

Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian
Av.de Berna,45 - Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-fundacao-calouste-gulbenkian/