Caravelas na BNP
Caravelas na BNP
CONCERTO I 25 maio ’23 I 18h00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira (CESEM, NOVA FCSH), em parceria com o Centro de Musicologia de Penedo (Alagoas, Brasil), organiza um concerto no âmbito do Festival de Música de Penedo, que terá lugar em Portugal entre os dias 25 e 26 de maio.
O concerto reúne composições de diversos autores, que eram ouvidas no universo luso-brasileiro, nos séculos XVIII e XIX. Em especial, será apresentada a primeira interpretação integral moderna das canções reunidas no Álbum de Armia: gemidos sobre o túmulo de uma brasileira, cuja edição crítica, elaborada por Alberto Pacheco e Rodrigo Barcelos (editores), foi recentemente publicada pelo Centro de Musicologia de Penedo. Esse álbum, editado originalmente no Rio de Janeiro, em 1855, apresenta dez canções de outros tantos compositores brasileiros e europeus, em atividade na cidade neste período. Os textos, postos em música, são do poeta brasileiro José Albano Cordeiro, que idealizou o Álbum como forma de homenagear sua esposa, falecida anos antes.
PROGRAMA
I Parte – Ventos do Atlântico
Três lições de solfejo, de Luis A. Pinto (Recife 1719 – 1789)
Sonata em Mí menor K.81, de D. Scarlatti (Nápoles 1685 – Madrid 1757)
Interpretes: Alexandre Andrade (flauta barroca); David Cruz (violoncelo barroco)
II Parte – Álbum de Armia, gemidos sobre o túmulo de uma brasileira (textos de José Albano Cordeiro)
O Sofrimento, de Francisco Manoel da Silva
O Raio da lua, de Gioacchino Giannini
A Noite silenciosa, de Eduardo Medina Ribas
A Saudade roxa, de Adolph Maersch
O Meu amor, de Émile Mège
O Sono, de Henrique Alves de Mesquita
A Visão, de Demétrio Rivero
A Recordação, de José Maurício Nunes Garcia Júnior
A Morte, de Désiré Dorison
O Último gemido, de Raphael Coelho Machado
Interpretes: Duo Rudá Porang
Sobre os interpretes
Alberto José Vieira Pacheco
É Professor Auxiliar do Curso de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa. É investigador do CESEM, sendo um dos membros fundadores do Caravelas, Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira. Tem uma carreira bastante ativa como intéprete, tendo já colaborado na gravação de 5 CDs no Brasil e em Portugal. Possui um canal no YouTube, no qual divulga o patrimônio musical brasileiro e português: https://www.youtube.com/user/Albertovieirapacheco/about
Alexandre Andrade
É professor auxiliar do I.S.E.I.T-Viseu, Instituto Piaget (Portugal), professor Convidado da Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal da Bahia (Brasil) e professor de Flauta no Conservatório de Música da JOBRA (Portugal), e professor no Centro Cultural de Amarante. Doutorou-se em Música (Universidade de Aveiro) em 2005, dedicando a sua tese A presença da flauta traversa em Portugal de 1750 A 1850. Membro fundador dos agrupamentos Ensemble Ars Iberica, Iberian Ensemble e Ventos do Atlântico tem realizado concertos e formação na área da Música Antiga em Portugal continental, Açores, Espanha, Inglaterra, Croácia, República Checa, Sérvia e Brasil.
Anderson Beltrão
Mestre na área de Performance Instrumental-Piano pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Anderson Beltrão tem atuado como professor, instrumentista e pesquisador, enfatizando a produção musical contemporânea, bem como a prática de correpetição colaborativa. É detentor de alguns títulos como os primeiros lugares nos concursos: Latino Americano Rosa Mística, Nacional Professor Abrão Calil Neto e Menção Honrosa no Nacional Souza Lima. Foi professor de piano da Universidade Federal de Campina Grande, Brasil, e atualmente, em Lisboa, leciona em conservatórios e faz mestrado no Instituto Politécnico de Castelo Branco.
David Cruz
É atualmente professor na Universidade de Aveiro e no Instituto Superior Jean Piaget de Viseu. Atua regularmente a solo e em música de câmara (como membro do Quarteto Suggia), na Europa e Estados Unidos. É licenciado pela Academia Nacional Superior de Orquestra na classe do violoncelista Paulo Gaio Lima. Terminou, em Junho de 2014, o Doutoramento em Música na Boston University, sob a direção dos violoncelistas Michael Reynolds e George Neikrug. Na vertente de música antiga, integra como parte dos seus estudos de Doutoramento, estudos na área da interpretação antiga e da performance de violoncelo barroco e viola da Gamba.
Duo Rudá Porang
O Duo Rudá Porang é formado pelo cantor Alberto Pacheco e o pianista Anderson Beltrão. Seu objetivo é interpretar a música de câmara composta no Brasil, evidenciando a diversidade desse repertório e explorando suas conexões com outras culturas nacionais. O nome do duo tem origem em duas palavras do idioma Tupi – Rudá (Deus do Amor) e Porang: (bonito) – sendo uma homenagem às raízes indígenas dos músicos e uma alusão ao caráter geral da música interpretada.