Cantigas de Maio – Live Jazz no Távola Jazz Club
O projeto Cantigas de Maio surge como uma consequência quase natural no trabalho de mais de 30 anos de Bernardo Moreira na música. Com um início marcado pela linguagem do jazz, universo em que se move até hoje, cedo enveredou por um diálogo com outros géneros musicais, com outros compositores e intérpretes, de que são testemunho os dois discos editados com o seu sexteto e na companhia da cantora Paula Oliveira, Ao Paredes Confesso e Lisboa que Adormece, respectivamente. As Cantigas de Maio retomam esse trajeto, homenageando os grandes autores musicais que marcam uma viragem na página da história social, política e cultural do nosso país. Autores que, entre si, criaram teias musicais e de partilha assumindo a referência de José Afonso, mas contribuindo, com a sua identidade, para uma «marca» na música portuguesa: José Afonso, Fausto Bordalo Dias, Sérgio Godinho ou José Mário Branco. João Neves – Voz É do Porto, mas está em Lisboa há 10 anos, para onde foi estudar música. Tem o Mestrado em Music Performance pelo Rhythmic Music Conservatory (Copenhaga, Dinamarca). É designer. Está no mundo da música desde adolescente. Começou a cantar cedo, mas só há cerca de 10 anos começou a investir na formação. Tem cantado em diversos contextos, incluindo para grandes plateias, maioritariamente por Portugal, mas também na Dinamarca, Alemanha, Reino Unido, Espanha.
João Neves Audição The Voice – “Hope There’s Someone” – https://youtu.be/hbE2rvaOAQ4?si=sZ23tAWBQ712VHRt Ricardo Dias – Piano Ricardo Dias – No acordeão e no piano, Ricardo Dias é um músico com nome no mundo do jazz. É diretor musical de Cristina Branco e produtor de vários CD’s distinguidos com o prémio José Afonso. Ricardo Dias Ensemble – https://youtu.be/oYCmA_wVW_k?si=gmn8W-5ztCHxNbAq Pedro Branco – Guitarra Pedro Branco é um músico e guitarrista lisboeta cujo percurso artístico passa pela sua envolvência em diversos projetos – faz parte das bandas que acompanham Tiago Bettencourt, Marinho, Nadia Schilling, Pedro Lucas. Já partilhou palcos com Noiserv, Lena D’Água, Benjamin e Salvador Sobral. Nas lides jazzísticas, já integrou um duo com o contrabaixista João Hasselberg e o projeto Old Mountain, com o baterista João Sousa.
Atualmente é um dos Charlies dos You Can’t Win, Charlie Brown. Pedro Branco música a solo “Vira-Lata” – https://youtu.be/N1a70qUFtY8?si=Uukr3xFpAIBxzhwV Bernardo Moreira Bernardo Moreira é um contrabaixista português, filho de Bernardo Moreira (Binau) e irmão dos músicos Pedro Moreira, João Moreira e Miguel Moreira. Começou os estudos musicais com 16 anos, tendo frequentado a Academia dos Amadores de Musica de Lisboa e estudado com Fernando Flores, Niels-Henning Ørsted Pederson, Rufus Reid e Reggie Workman. Paralelamente à sua carreira de músico é professor da Escola de Jazz do Hot Club de Portugal. No final da década de 80 tocou em vários clubes de jazz em Portugal e no estrangeiro, com músicos como Eddie Henderson, Norman Simmons, Al Grey, John Stubblefield, Carl Burnett e Frank Lacy. Entre 1991 e 1992, tocou com Daniel Humair e o trombonista Yves Robert no Festival Internacional de Jazz de Lisboa; com Valery Ponomarev em Madrid; com o seu grupo Moreiras Quinteto em Espanha, França, Angola, Moçambique e África do Sul.
A sua discografia inclui Luandando do Moreiras Quinteto com Freddie Hubbard (Movieplay),Encontro em Lisboa com a participação de Eddie Henderson (Movieplay), Tudo Muda – Bernardo Moreira Trio com Steve Slagle (Movieplay) e discos de Maria Viana, Big Band Hot Club Portugal (com Benny Golson, Curtis Fuller e Eddie Henderson), Nanã Sousa Dias, Quarteto de Mário Laginha, Trio de Carlo Morena com Rick Margitza, Paulo Gomes e Fátima Serro. Gravou This is it, o último trabalho discográfico de André Sarbib. Bernardo Moreira “Viva a Música” – https://youtu.be/3ZxZJtGnNRg?si=CV8QHv8NIoJoGVjL
Cantigas de Maio – Live Jazz no Távola Jazz Club
Date
- 18 Jul 2024
- Desde
Time
- 22:00
Localização
Távola Bar
- R. Cel. Bento Roma n 16, 1700-177 Lisboa