
Bruno Zhu apresenta “Belas Artes” no CAM Gulbenkian
De 28 de fevereiro a 27 de julho de 2026, o Centro de Arte Moderna Gulbenkian apresenta “Belas Artes”, uma exposição de Bruno Zhu que questiona criticamente os discursos de poder associados à prática museológica e ao colecionismo.
📅 Data: 28 fev – 27 jul 2026
⏰ Horário: 10h00 – 18h00 | Sábados: 10h00 – 21h00 | Encerra à terça-feira
📍 Local: Espaço Projeto, Centro de Arte Moderna Gulbenkian
💸 Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia
Influenciado pelo design de moda, edição e cenografia, Bruno Zhu (Porto, 1991) parte do objeto para explorar temas como autonomia, autoria, consumo e poder. Em Belas Artes, o artista reflete sobre as formas de expor, o papel dos museus e os mecanismos que produzem valor artístico.
A instalação desenvolve-se através de quatro espaços interligados, visual e conceptualmente distintos, três dos quais apresentam uma seleção de obras da Coleção do CAM, reinterpretadas à luz da desconstrução das hierarquias de gosto e autoridade institucional.
Integrada na programação do CAM dedicada à ativação da sua Coleção, esta exposição propõe novas leituras críticas sobre o museu enquanto espaço de legitimação cultural. Belas Artes segue ainda as instruções de License to Live, projeto anteriormente desenvolvido pelo artista, onde o design expositivo é rigorosamente definido.
A exposição é acompanhada pela publicação Fiction Non Fiction: Volume 2, que reúne textos da crítica literária e das ciências sociais e humanas.