Avançar para o conteúdo
Arraial Maroto - Fábrica do Braço de Prata

Arraial Maroto – Fábrica do Braço de Prata

Arraial Maroto
3 e 4 de Junho 2023 – Fábrica do Braço de Prata (Lisboa)

O Arraial Maroto surge como uma alternativa aos arraiais típicos de Lisboa, com um programa que pretende promover e divulgar a arte erótica em todas as suas vertentes. O evento incluirá atividades como workshops, performances, mercado de arte, exposições, leitura de contos eróticos, entre outras, convidando mais de 50 artistas, nacionais e internacionais.
Combinaremos assim as festividades de Santo António com a promoção da cultura, para além de assinalarmos o mês do Orgulho LGBTQIA+ e a 10ª edição do Mercado Maroto, tudo inserido num ambiente de inclusão e acessível a qualquer tipo de público.

Exposição Colectiva:
Durante todo o mês de junho, a Fábrica do Braço de Prata terá uma exposição de fotografia, pintura e ilustração com trabalhos dos seguintes artistas:
❖ Miss Chimp
❖ Corvvs
❖ Cara Trancada
❖ Mafalda Slam
❖ Bernardo de Almeida
❖ Nuno Pinheiro
❖ Tainá Maneschy
❖ SoulDazz

Programação:
3 e 4 de junho
 Mercado de arte com a presença de 30 artistas das mais diversas áreas e nacionalidades
 Photo Booth, onde o público poderá fazer uma sessão fotográfica no momento
 Tattoo Booth, com artistas especializados em tatuagens eróticas

3 de junho
 Workshop “Workshop básico de Shibari” // Pedro Cordas e Lua (PT)
 Performance musical “Orgasmo das Cores” // Kallee (BR)
 Performance artística “Blind Sessions” // Gio Blondie (IT)
 Lançamento EP // Titz Vagabond (UK)
 Bailarico Maroto // As Latrinas Femininas (PT)

4 de junho
 Workshop “Intimidade Spicy” // Rainhas da Pimenta (PT)
 Performance musical “AroUse” // Paula Lovely (IT)
Performance shibari “”Erotismo na Negociação” // Nuno Pinheiro e Cuca
 Sarau Maroto, com diversos autores de literatura erótica
 Cine Maroto, com projeção de curtas-metragens e documentários

Sobre a organização:
O Mercado Maroto é uma plataforma/organização de divulgação de artistas ligados à arte erótica. Este tipo de arte é, ainda hoje, alvo de preconceitos e de tabus, merecendo pouco destaque ao nível artístico nacional e internacional. Esta ostracização faz com que os artistas se sintam excluídos, incompreendidos e pouco apoiados, com pouca disponibilidade de espaços e de iniciativas.
O Mercado Maroto pretende assim dar uma oportunidade a estes artistas, divulgando a sua arte, de uma forma acessível e inclusiva.
Desde 2019, o Mercado Maroto conta com nove edições, em cidades como Lisboa, Porto, Évora e Parede, para além de ter estado presente no Festival A Porta (Leiria) e na Feira da Liberdade (Lisboa).
Os nossos eventos incluem uma programação diversa, com a presença de dezenas de artistas das mais diversas áreas: literatura, fotografia, cerâmica, bordados, pintura, performances, música, etc.
O Mercado Maroto tem tido uma surpreendente aceitação por parte do público e visibilidade nos meios de comunicação social. Contamos com 3600 seguidores no Instagram, um público maioritariamente feminino (56,4% versus 43,5%), com idades compreendidas entre os 25 e os 44 anos.

Sobre o anfitrião:
A Fábrica do Braço de Prata, antigo edifício da administração da Fábrica do Material de Guerra (construído em 1908), é hoje o lugar mais vibrante e multidisciplinar da cidade de Lisboa. Independente, inclusivo e sempre em defesa da cultura em todas as suas vertentes, oferece ao público da cidade um vasto programa de música, artes plásticas e performativas, poesia, teatro, cinema. Possui oficinas, residências artísticas, editoras e uma livraria única. Para complementar toda esta oferta, a Fábrica presta ainda um serviço de Bar e Restaurante para que a experiência do visitante seja única e completa.
Este será o espaço que acolherá o Arraial Maroto.

Translate »