Avançar para o conteúdo

Apresentação sobre CIMBOA e GAITA

APRESENTAÇÃO | WORKSHOP CIMBOA E GAITA

 

A sua importância no Funaná, Finason e Batuku e o contributo africano e europeu na formação da cultura cabo-verdiana

 

Gil Moreira e Adriano Reis

3 SET | SÁB
16H


Bilhete: Contribuição livre

 

CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde

 

 

 

Dia 3 de setembro o CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde acolherá na tarde de sábado, pelas 16h, uma apresentação | workshop com o tema “Cimboa & Gaita – A sua importância no Funaná, Finason e Batuku e o contributo africano e europeu na formação da cultura cabo-verdiana” protagonizado por Gil Moreira e Adriano Reis.

 

Sendo a cultura do arquipélago de Cabo Verde, uma cultura peculiar e genuína, resultante da fusão de várias culturas africanas e europeias dentro de um mesmo espaço geográfico ao longo dos séculos, os organizadores consideram pertinente um Workshop que demonstre o surgimento, o percurso, e as transformações ocorridas ao longo dos séculos (XV a XXI) e as perspetivas futuras para garantir a sua preservação e continuidade.

 

À entrada pede-se uma contribuição livre que reverte para os protagonistas e o seu projeto.

 

Objetivos

Demonstrar os contributos africanos e europeus na formação da cultura cabo-verdiana; expor e destacar a cimboa, a sua origem e o seu percurso na cultura cabo-verdiana; relevar a importância do CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde enquanto meio de divulgação e integração sóciocultural dos cabo-verdianos residentes em Portugal.

 

Sobre os protagonistas:

 

Gil Moreira

Gil José Cabral Moreira – Gil Moreira é Licenciado em Línguas Cabo-verdiana e Portuguesa e exerce a profissão de docente. Ator, encenador, contador de estórias, promotor, coordenador e investigador em cultura cabo-verdiana, estão entre as inúmeras atividades em que ocupa o seu tempo. https://www.youtube.com/watch?v=15rk6yPLu8E

 

Adriano Reis

 

A paixão e o amor pelas histórias cativaram-no para a transmissão da “palavra” na partilha da sua identidade crioula, africana e para as vivências, os costumes, as tradições, os saberes, os sabores, os sons e tons étnicos, entre outros. Filho de pais cabo-verdianos, nasceu em Luanda, Angola por um acaso. Com apenas um ano de idade, viajou com os pais para Cabo Verde, onde obteve a nacionalidade cabo-verdiana. Vive e trabalha em Portugal desde 2003 e leva ambos os países no coração para onde se desloca. Desenvolve atividades como técnico da juventude, ator, contador de stória de lá, palhaço crioulo e animador sociocultural. É também formador, facilitador e dinamizador de atividades não formais e atividades extracurriculares nas escolas. É igualmente diretor artístico do Aqu’ Alva Stória – Encontro Internacional de Narração Oral da Lusofonia, dirigente associativo e, finalmente, um ser humano, um cidadão do mundo que vive para melhorar o mundo pela cultura e pela educação intercultural. https://www.youtube.com/watch?v=I_J0-OrNNNw

Data

03 Set 2022

Hora

16:00 - 18:00

Localização

CCCV - Centro Cultural de Cabo Verde
Rua de São Bento, 640, Lisboa