APRESENTAÇÃO / MESA-REDONDA | Gravações Grupo de Música Antiga de Lisboa, Coleção Memória – MPMP
Há 60 anos, a 24 de dezembro de 1964, o Grupo de Música Antiga de Lisboa, acabado de ser criado por Duarte Lino Pimentel e Helena Lamas Pimentel, abrilhantou a noite de Natal da RTP com um concerto preenchido por repertório medieval e renascentista europeu, executado em instrumentos históricos – uma novidade para a grande maioria dos telespectadores portugueses. Seis décadas depois, neste mesmo dia, foi lançado, em formato digital, o álbum dedicado a este grupo pioneiro, que é lançado na presente sessão, em formato impresso.
Este projeto, promovido pelo MPMP Património Musical Vivo em estreita colaboração com a Antena 2 e com o musicólogo Tiago Hora, integra a coleção Memória, palavra que nos remete naturalmente para o passar do tempo. Talvez nos lembremos de imagens há muito vistas, textos lidos algures na linha de vida, talvez ainda de outros relatos de acontecimentos históricos (bons ou maus), registados direta ou indiretamente por nós ou por quem nos está próximo.
Falar de memória leva-nos, então, a uma faculdade essencial do ser humano: a da conservação destes ambientes e ideias, retidos na nossa consciência e ritualizados sob a forma de cultura, que nos permitem elaborar conhecimento a partir das suas interligações. Atualmente, podemos até associar a memória aos agora banais dispositivos de armazenamento de dados digitais. No Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o verbete “memória” indica, numa passagem curiosa, um “papel onde se anota o que não se pode esquecer”. Sirva esta coleção Memória para revigorar alguns registos históricos de indubitável importância, que de maneira nenhuma podemos esquecer. Eles são prova dos eventos que moldaram o presente e o futuro da música em Portugal.