
Apresentação do livro “Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto
O fotojornalista José Sérgio apresenta na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h00, na Casa Mocambo, em Lisboa, o livro de fotografia “Presentes! Africanos e Afrodescentes no Porto” que fixa eexpande a precedente exposição de fotografia homónima realizada em 2020. Não só foi ampliado o universo de retratados como se aprofundou a imersão nos seuscontextos domésticos, profissionais e conviviais. Os registos são acompanhadospor uma série de textos que contextualiza demográfica, sociológica epoliticamente a presença africana e afrodescendente no Porto.
A publicação Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto pretende constituir um primeiro registo documental, com fixação em livro, da presença africana e afrodescendente no Porto, documentando uma comunidade que parece estar em franco crescimento e em franca diversificação, apesar da escassez de instrumentos estatísticos e/ou sociológicos capazes de mensurar e caracterizar este fenómeno relativamente recente cuja inscrição política e artística é não só devida como urgente.
Com este projeto, que fixa e expande a precedente exposição de fotografia homónima realizada em 2020 no MIRA FORUM e financiada pela DGARTES, deseja-se contribuir para a crescente visibilização e plena inscrição no espaço público de uma comunidade que, não possuindo embora a dimensão, a solidez ou a organização formal e informal da presença africana e afrodescendente da Área Metropolitana de Lisboa, é cada vez mais inegavelmente parte do tecido social, cultural e político da cidade.
À luz do debate recente acerca da inclusão de uma pergunta sobre a origem étnico-racial da população portuguesa no Censos 2021, considera-se pertinente fixar a presença e a diversidade dos modos de existência de uma comunidade ainda pouco conhecida e pouco reconhecida, contrariando o estereótipo de que o Porto se manteve imune aos fluxos migratórios oriundos do continente africano e, em particular, dos países sujeitos à colonização portuguesa.