Avançar para o conteúdo
APRESENTAÇÃO do livro «Post-Imperial Possibilities. Eurasia, Eurafrica, Afroasia»

APRESENTAÇÃO do livro «Post-Imperial Possibilities. Eurasia, Eurafrica, Afroasia»

Post-Imperial Possibilities. Eurasia, Eurafrica, Afroasia

APRESENTAÇÃO | 24 out. ’24 | 18h00 | Auditório | Entrada livre

O Estado-nação foi única e inevitável forma de unir comunidades de um ponto de vista político, cultural e económico após a desintegração de formações imperiais?  Na sequência do magistral Empires in World History (2010), que também assinaram em conjunto, Jane Burbank e Frederick Cooper respondem a esta importante questão no livro Post-Imperial Possibilities. Fazem-no de modo informado e crítico, questionando simplismos históricos e linearidades interpretativas, ainda vigentes em muitos quadrantes historiográficos e ideológicos. Nesta obra analisam três projetos transcontinentais de grande escala – Eurásia, Euráfrica e Afroásia – que visaram reunir povos de diferentes regiões com o objetivo de mitigar os legados imperiais, combatendo dinâmicas poderosas de desigualdade política, social, económica.

As ideias de uma Eurásia foram desenvolvidas por intelectuais em exílio após o colapso da Rússia imperial, distantes das antigas orientações do imperialismo ocidental e também dos ideais comunistas em ascensão. O projeto da Euráfrica, por sua vez, teve suas origens como uma iniciativa de colaboração europeia focada na exploração dos recursos do continente africano, contrariando crescentes energias emancipatórias. Nas décadas de 1940 e 1950, esse projeto evoluiu para uma proposta intelectual que visava a integração dos territórios africanos, sobretudo os de domínio francês, nos planos emergentes de unificação europeia, transformando-se, assim, em um instrumento para renovar o domínio europeu num contexto de notórias transformações geopolíticas.

O movimento afro-asiático pretendia promover uma relação, horizontal e cooperativa, de antigos territórios coloniais, desafiando a persistência de relações hierárquicas impostas pelo colonialismo e, ainda, procurando resistir aos graduais impulsos incorporadores do comunismo e do capitalismo.

Embora os dois últimos tenham fracassado – o que, no entanto, não justifica que sejam ignorados em termos de seu impacto e importância históricos – a ideia da Eurásia ressurgiu com força na década de 1990, revigorando ambições de poder imperial que hoje se mostram claramente visíveis. Um estudo rigoroso destas formas de imaginação política não apenas ilumina a história dos impérios e de projetos coloniais, mas também revela legados que continuam a moldar a política internacional e a influenciar profundamente as sociedades contemporâneas.

 

Sobre os autores

Jane Burbank é Professora Emérita da Universidade de Nova Iorque. As suas áreas de investigação são a cultura política, o direito e o império russos. As suas obras incluem Intelligentsia and Revolution: Russian Views of Bolshevism, 1917-1922 (1986); Russian Peasants Go to Court: Legal Culture in the Countryside, 1905-1917 (2004); Russian Empire: Space, People, Power, 1700-1930, editado com Mark von Hagen e Anatolyi Remnev (2007). Com Frederick Cooper, é autora de Empires in World History: Power and the Politics of Difference (2010). Neste momento está a trabalhar sobre a soberania russa e, ainda, numa monografia sobre as práticas e perceções do poder do Estado russo, com base no distrito judicial de Kazan no final do século XIX e início do século XX.

Frederick Cooper é Professor Emérito de História na Universidade de Nova Iorque. A sua investigação centra-se na África do século XX, abordando, entre outros aspectos, a história dos impérios, processos de colonização e trajetórias de descolonização e, ainda, regimes de cidadania e sistemas laborais. Entre os seus livros contam-se Colonialism in Question: Theory, Knowledge, History (2005), Citizenship between Empire and Nation: Remaking France and French Africa, 1945-1960 (2014), Africa in the World: Capitalism, Empire, Nation-State (2014), Citizenship, Inequality, and Difference: Historical Perspectives (2018), and Africa since 1940: The Past of the Present (2nd ed., 2019). Com Jane Burbank, Frederick Cooper é autor de Empires in World History: Power and the Politics of Difference (2010). Em língua portuguesa, publicou Histórias de África. Capitalismo, modernidade e globalização (Edições 70, 2017).

 

Evento associado ao projecto internacional “HINT – O Humano Internacionalizado: casos, dinâmicas e comparações (1945-1980)” (PTDC/HAR-HIS/6257/2020), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal”

Data

24 Out 2024

Hora

18:00 - 19:30

Localização

Biblioteca Nacional de Portugal
Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande 83, 1749-081 Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-biblioteca-nacional-de-portugal/
Translate »