Avançar para o conteúdo
APOGÉE OU DÉCADENCE?

APOGÉE OU DÉCADENCE?

CONCERTO COMENTADO Preço único: 6 EUR

Recital no Cravo Taskin de 1782 do Museu Nacional da Música por Fernando Miguel Jalôto.

Antoine Forqueray (1672-1745) / Jean-Baptiste Forqueray (1699-1782) / Marie-Rose Dubois (1717-?) Pièces de viole composées par Mr Forqueray le Père mises en pièces de clavecin para Mr Forqueray le Fils — Paris, 1747 Da 5ème Suite: La Rameau: Majesteusement La Montigni (Rondeau): Galamment sans lenteur La Sylva: Très tendrement Jupiter (Rondeau): Modérément

Jacques Du Phly (1715-1789) Troisième livre de pièces de clavecin — Paris, 1758 La Forqueray (Rondeau) Médée: Vivement et fort Chaconne

Pancrace Royer (1703-1755) Premier livre de pièces de clavecin — Paris, 1746 L’incertaine: Marqué La Bagatelle & Suitte de la Bagatelle Le vertigo (Rondeau): Modérément

Claude Balbastre (1724-1799) Premier livre de pièces de clavecin — Paris, 1759 La De Caze — Ouverture: Fièrement et marqué La D’Héricourt (Rondeau): Noblement, sans lenteur La Monmartel ou la Brunoy: Allegro La Bellaud: Vivement

Fernando Miguel Jalôto completou os diplomas de Bachelor of Music e de Master of Music em Cravo no Departamento de Música Antiga e Práticas Históricas de Interpretação do Conservatório Real da Haia (Países Baixos), na classe de Jacques Ogg. Frequentou masterclasses com Gustav Leonhardt, Olivier Baumont e Ilton Wjuniski, entre outros. Estudou também órgão barroco e clavicórdio, e foi bolseiro do Centro Nacional de Cultura. É Mestre em Música pela Universidade de Aveiro e presentemente é Doutorando em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa, como Bolseiro da FCT. É fundador e director artístico do Ludovice Ensemble. Colabora com grupos especializados internacionais tais como Vox Luminis, Oltremontano, La Galanía, Capilla Flamenca, Collegium Musicum Madrid, Allettamento, entre outros, e em Portugal é membro do Ensemble Bonne Corde e da Real Câmara Baroque Orchestra. Apresentou¬ se em vários festivais e inúmeros concertos por toda a Europa, Israel, China e Japão. Gravou para a Ramée/Outhere, Brilliant Classics, Dynamic, Harmonia Mundi, Glossa Music, Parati, Anima & Corpo, e Conditura Records, bem como para as rádios portuguesa, espanhola, alemã e checa, e os canais televisivos Mezzo, Arte e RTP. Apresentou recitais a solo no prestigiante Festival Oude Muziek de Utrecht (Países Baixos) e a convite do Património Nacional (Espanha). Dirigiu grandes obras do repertório barroco, como as vésperas de Monteverdi, missas e cantatas de Bach, oratórias de A. Scarlatti, óperas de Lully, Rameau, Charpentier e Bourgeois, em salas como a Fundação Gulbenkian e o CCB, e os festivais especializados de Utrecht e Bruges. É o director artístico e pedagógico da Academia Ludovice, e o director musical do curso bienal de ópera barroca do centro musical Benslow, em Hitchin (Reino Unido). Dirige também o projecto Lisboa 1740, na Catalunha. Interessa-se particularmente por projectos transversais envolvendo dança, declamação e encenação históricas.

APOGÉE OU DÉCADENCE?

Deixe um comentário

Translate »