Avançar para o conteúdo
ANTÓNIO ROSADO COMPANHIA DE BAILADO CONTEMPORÂNIO

ANTÓNIO ROSADO COMPANHIA DE BAILADO CONTEMPORÂNIO

Intérpretes:
António Rosado, piano
Companhia Nacional de Bailado
Ballet Nacional da Noruega

Programa:
Prelúdio à Sesta de um Fauno ou o Labirinto do Desejo
Música: Claude Debussy
Criação Coreográfica:  Vasco Wellenkamp

Orfeu e Eurídice
Música: Philipe Glass
Criação Coreográfica: Filipe Portugal

Vídeo- Dança – Dança em Diálogos
Variações sobre um tema de Chopin
Música: Federico Mompou
Realização: Pedro Castanheira

Maiores de 6 anos

Sinopse:
E é pela congregação de expectativas e de escolhas performativas que, antes de levar a dança ao palco de Seteais, é este ano proposto um singular espetáculo de música e dança ao vivo e em partilha cúmplice do espaço cénico, que serve de elo de ligação entre a também estreita relação do Bailado em Seteais com o longevo e referencial Festival de Sintra. No dia 24 de junho, às 16:00, no grande auditório do Centro Cultural Olga Cadaval é apresentado o programa Prelúdios de Dança ao piano, um programa criado especialmente para esta passagem de testemunho e, como o nome indica, apresenta-se como uma antecâmara para as propostas baléticas em Seteais, reunindo três momentos de poesia coreográfica acompanhados ao piano pelo conceituado pianista António Rosado. O reputado instrumentista subirá à cena, partilhando a atuação com três momentos de grande densidade expressiva e emoção estética nas suas variadas dimensões: o bailado “Prelúdio à Sesta de um Fauno ou o Labirinto do Desejo”, uma nova proposta coreográfica do mestre Vasco Wellenkamp da icónica obra de Claude Debussy, na sua versão para piano solo, interpretada por bailarinos da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que este ano celebra 25 anos de ininterrupta atividade; o mito de Orfeu e Eurídice, recontando pelo movimento singular e extremamente orgânico do coreógrafo Filipe Portugal, a partir do poema Orpheus, Eurydice, Hermes de Rainer Maria Rilke e que viaja pela música minimal e perturbadora de Philip Glass, interpretado por artistas do Ballet Nacional da Noruega; por último, a presença individual e carismática de António Rosado, interpretando as Variações sobre um tema de Chopin, de Federico Mompou, é subtilmente ampliada e tornada visível através de uma nova criação em vídeo-dança pela Dança em Diálogos, com autoria do realizador Pedro Castanheira, procurando ilustrar o espírito e impulso renovadores que advém de um tema intemporal e onírico de Chopin.

Solange Melo e Fernando Duarte (curadores artísticos do Ciclo de Bailado em Seteais)

Biografia:
António Rosado tem uma carreira reconhecida nacional e internacionalmente, corolário do seu talento e do gosto pela diversidade, expressos num extenso repertório pianístico que integra obras de compositores tão diferentes como Georges Gershwin, Aaron Copland, Albéniz ou Liszt. Esta versatilidade permitiu-lhe apresentar, pela primeira vez em Portugal, destacadas obras como as Sonatas de Enescu ou paráfrases de Liszt, sendo o primeiro pianista português a realizar as integrais dos Prelúdios e também dos Estudos de Claude Debussy. No registo dos recitais pode incluir-se também a interpretação da integral das sonatas de Mozart.
Atuou em palco, pela primeira vez, aos quatro anos de idade. Os estudos musicais iniciados com o pai tiveram continuidade no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde terminou o curso Superior de Piano, com vinte valores. Aos dezasseis anos parte para Paris, e aí vem a ser discípulo de Aldo Ciccolini no Conservatório Superior de Música e nos cursos de aperfeiçoamento em Siena e Biella (Itália).
Em 1980, estreou-se em concerto com a Orchestre National de Toulouse, sob a direcção de Michel Plasson e desde essa data tem tocado com inúmeras orquestras internacionais e notáveis maestros como: Georg Alexander Albrecht, Moshe Atzmon, Franco Caracciolo, Pierre Dervaux, Arthur Fagen, Léon Fleischer, Silva Pereira, Claudio Scimone, David Stahl, Marc Tardue e Ronald Zollman.
Também na música de câmara tem atuado com prestigiados músicos como Aldo Ciccolini, Maurice Gendron, Margarita Zimermann, Gerardo Ribeiro ou Paulo Gaio Lima, com o qual apresentou a integral da obra de Beethoven para violoncelo e piano.
Laureado pela Academia Internacional Maurice Ravel e pela Academia Internacional Perosi, António Rosado foi distinguido pelo Concurso Internacional Vianna da Motta e pelo Concurso Internacional Alfredo Casella de Nápoles. Estes prémios constituem o reconhecimento internacional do seu virtuosismo e o impulso para uma brilhante carreira, com a realização de recitais e concertos por todo o Mundo, e a participação em diversos festivais. Na década de 90, foi o pianista escolhido pela TF1 para a gravação e transmissão de três programas – música espanhola e portuguesa, Liszt e, por fim, um recital preenchido com Beethoven, Prokofiev, Wagner-Liszt.
Em 2007, a França nomeou-o Chevalier des Arts et des Lettres.

ANTÓNIO ROSADO COMPANHIA DE BAILADO CONTEMPORÂNIO

Data

24 Jun 2023
Desde

Hora

16:00

Localização

C.C. Olga Cadaval
C.C. Olga Cadaval
União Das Freguesias De Sintra (Santa Maria E São Miguel, São Martinho E São Pedro De Penaferrim), Sintra
Translate »