Avançar para o conteúdo
Andre_Carvalho_71

ANDRÉ CARVALHO – Lost in Translation

O disco de estreia do trio formado pelo José Soares (saxofone) e André Matos (guitarra) foi editado pela editora americana Outside in Music e conta com o apoio da Antena2, Fundação GDA, Companhia de Actores e Teatro Municipal Amélia Rey Colaço. Com uma instrumentação tão distinta, o grupo explora as composições de Carvalho com uma abordagem aberta, usando texturas, sons e dinâmicas como veículo para exprimir auditivamente cada uma das palavras intraduzíveis escolhidas. 

“A Humanidade caminha numa direção em que o mundo está cada vez mais interligado. Em menos de 50 anos, desenvolvemos novas formas de comunicação, não só mais rápidas e acessíveis, como também capazes de transmitir mais facilmente o que queremos dizer. Aparentemente, o espaço para o desentendimento deveria ser menor. No entanto, continuamos a ter momentos em que não conseguimos expressar exatamente o que pensamos ou sentimos, faltando-nos palavras que sirvam este propósito. Estas seriam extremamente úteis para tornar o discurso mais claro. 

Se é um facto que há, e provavelmente sempre haverá, uma lacuna entre significado e interpretação, emoção e intenção, também é verdade que ao expandirmos o nosso léxico, aumentamos automaticamente a nossa capacidade de expressão. Não havendo, no entanto, a dita palavra na nossa língua, não significa que não exista numa outra. 

Foi desta forma que as palavras ditas intraduzíveis entraram no meu mundo, levando-me a escrever um novo ciclo de composições que intitulei “Lost in Translation”. Palavras que só existem em determinada língua e que, para expressarmos o seu significado noutra língua precisamos de várias outras palavras. Estas palavras podem ser a solução para algo em que já pensámos, mas nunca soubemos como o expressar. Ou, podem, por outro lado, significar coisas em que nunca pensámos, abrindo assim a visão para outras perspetivas e cultivar a imaginação.

Wittgenstein disse “os limites da minha língua significam os limites do meu mundo”. Acredito realmente nisto e é por isso que, acredito que ao aprendermos novas palavras, a nossa consciência se torna mais sensível aos outros, nos tornamos mais empáticos e o nosso mundo se torna mais rico.” 

Contrabaixo ANDRÉ CARVALHO
Guitarra GONÇALO NETO
Saxofone JOSÉ SOARES

ANDRÉ CARVALHO- Lost in Translation – Malaposta

Comprar Bilhetes 12€

Data

14 Mai 2022
Expired!

Hora

21:00
CENTRO CULTURAL MALAPOSTA

Localização

CENTRO CULTURAL MALAPOSTA
R. de Angola, 2620-492 Olival Basto
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-centro-cultural-malaposta/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *