Andor ❋ Susana Domingos Gaspar
𝐀𝐧𝐝𝐨𝐫 ❋ 𝐒𝐮𝐬𝐚𝐧𝐚 𝐃𝐨𝐦𝐢𝐧𝐠𝐨𝐬 𝐆𝐚𝐬𝐩𝐚𝐫 14 de Julho • sexta • 20h 15 de Julho • sábado • 19h00 + 21h30 duração: 50 min classificação etária: +16
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~ PT Andor é uma coreografia construída a partir de um texto de natureza autobiográfica, que tece relações entre uma situação pessoal de trauma e a luta mais ampla por direitos, relacionados com questões de género. Como é que uma mãe assegura o seu direito à maternidade? O que acontece na percepção do público ao ouvir esta história contada não exclusivamente por mulheres cisgénero?
A partir de uma abordagem profana ao mecanismo de comunicação da arte sacra, trabalham-se os atributos de um corpo, a espacialização de um discurso e o movimento de auxiliar a deslocação de uma pessoa, como um gesto de propulsão do outro e de si mesmo, no ato de caminhar coletivamente.
Andor é um trabalho de religação ao coletivo.
𝐒𝐮𝐬𝐚𝐧𝐚 𝐃𝐨𝐦𝐢𝐧𝐠𝐨𝐬 𝐆𝐚𝐬𝐩𝐚𝐫 Licenciou-se Dança, ramo de Espectáculo, na Escola Superior de Dança, estudou Coreografia no Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística, Dança na Comunidade, no Fórum Dança e pós-graduou-se em Fasciaterapia/Somatologia. Trabalhou com Né Barros, São Nunes, Madalena Victorino, Ainhoa Vidal, Marina Nabais, Filipa Francisco, Vera Alvelos e Aldara Bizarro. Fez assistência coreográfica de Manuela Pedroso e Costanza Givone. Coreografou “Registo” (2005), “Enleio” (2006), “As árvore ligam os pássaros à terra” (2007), “Foi como se o chão a engolisse” e “O Rebusco das castanhas” (2009), “Morro onde me prendo” (2010), “Uma artista ao domicílio” (2013), “Ostinato Cantabile” (2015), “Lava” e “Ka” (2016), “Catalága” (2017) e “Classe do Jaime” (2018). Colaborou com o Teatro de Montemuro e a Amarelo Silvestre, na área do Teatro. Desenvolve trabalho pedagógico desde 2002 e fez mediação cultural no Museu Municipal Carlos Reis, entre 2015 e 2018. Desenvolveu trabalho político, sindical e associativo. Integra a Habita! a Stop Despejos! e o Coro Lopes Graça.
~ EN
Andor is a choreography built from a text of autobiographical nature, which weaves relationships between a personal situation of trauma and the broader struggle for rights as they relate to gender issues. How does a mother secure her right to motherhood? What happens in the audience’s perception upon hearing this story told not exclusively by cisgender women?
Departing from a profane approach to the communication mechanisms of sacred art, we work on the attributes of a body, the spatialization of a discourse, and the movement of assisting the displacement of a person, as a gesture of propulsion of the other and of oneself, in the act of walking collectively.
Andor is a work of reconnection to the collective.
𝐒𝐮𝐬𝐚𝐧𝐚 𝐃𝐨𝐦𝐢𝐧𝐠𝐨𝐬 𝐆𝐚𝐬𝐩𝐚𝐫 Studied Choreography in the Gulbenkian Creativity and Artistic Creation Program, Dance in the Community in Forum Dança and post-graduated in Fasciatherapy/Somatology. She has worked with Né Barros, São Nunes, Madalena Victorino, Ainhoa Vidal, Marina Nabais, Filipa Francisco, Vera Alvelos and Aldara Bizarro. Choreographic assistance to Manuela Pedroso and Costanza Givone. She choreographed “Registration” (2005), “Enleio” (2006), “As arvores ligam os pássaros à terra” (2007), “Foi como se o chão a engolisse” and “O Rebusco das castanhas” (2009), “Morro onde me prendo” (2010), “Uma artista ao domicílio” (2013), “Ostinato Cantabile” (2015), “Lava” and “Ka” (2016), “Catalága” (2017) and “Classe do Jaime” (2018). She has collaborated with Teatro de Montemuro and Amarelo Silvestre, in the area of Theatre. Develops pedagogical work since 2002 and did cultural mediation in the Carlos Reis Municipal Museum, between 2015 and 2018. She has developed political and associative work. She is part of Habita! a Stop Despejos! and the Lopes Graça Choir.
Andor ❋ Susana Domingos Gaspar