Avançar para o conteúdo

Ali Jackson presents: Afro Latin Vibes featuring Victor Zamora & Osvaldo Pegudo

Ricardo Toscano – Saxofone

O saxofonista Ricardo Toscano é uma das maiores figuras do jazz português da atualidade.
Reconhecido na cena do jazz nacional, tem tocado com muitos dos nomes mais marcantes, como Mário Laginha, Mário Barreiros, Carlos Barretto, João Paulo Esteves da Silva, João Moreira, Nelson Cascais, Paula Oliveira, Bruno Santos, Afonso Pais, André Sousa Machado, Mário Delgado, Alexandre Frazão, André Fernandes, José Salgueiro, Júlio Resende, Bruno Pedroso, etc. E, ainda na área da música popular, com Paulo de Carvalho, António Chainho,
Carlos Manuel Proença, Rão Kyao etc.

Em 2013 formou o seu actual 4teto – com João Pedro Coelho, Romeu Tristão e João Pereira – tendo actuado em festivais/palcos de grande relevo.

Victor Zamora – Piano

Nascido em Villa Clara, é um pianista virtuoso e apaixonado, com um estilo vibrante e luminoso.
Iniciou os seus estudos com a guitarra clássica e mais tarde dedicou-se integralmente ao piano.
As suas raízes cubanas, o universo jazzístico em que está inserido e a sua experiência lisboeta e multicultural conferem um colorido único e pessoal às suas improvisações e composições. Nos últimos anos, Victor Zamora colaborou e atuou em diversos projectos com Paulo de Carvalho, Salvador Sobral, Ivan Lins, Wayne Escoffery, Dulce Pontes, Thierry Eliez, Carlos Barreto, entre muitos outros.

Victor Zamora Quarteto – https://youtu.be/NBOfCGzFanQ?si=xjoRFn1pUYiEhpdn

Romeu Tristão – Contrabaixo

Romeu Tristão É um dos músicos mais ativos da cena jazzística lisboeta, integrando grupos como o Quarteto do Ricardo Toscano (com disco editado pela Clean Feed), o Septeto do Hot Clube de Portugal (com dois discos pela label @HOTCLUBE), o Palheta Jazz Trio e o El Bulo Jazz Trio. Teve também a seu cargo várias Jam Sessions semanais que se tornaram símbolos da cena local, em locais como o Bom, o Mau e o Vilão, o Café Tati e o Palheta Bar.

Romeu Tristão no Contrabaixo no Quarteto Ricardo Toscano – https://youtu.be/oNn5HkDJ56A

Osvaldo Pegudo – Percussão

Músico percussionista cubano, nasceu em Havana, Cuba.
Reside em Portugal e actualmente é um dos músicos referência na sua área no nosso pais sendo por isso muito requisitado, repartindo a sua actividade por diversos campos artísticos e pelo ensino, sendo endorser da marca de instrumentos de percussão MEINL e professor na Escola do “Hot Club de Jazz” e na Academia Danças do Mundo, ambas em Lisboa.

É diplomado em percussão pela Escuela de Superación Professional Ignácio Cervantes, na qual ficou como professor durante 4 anos.
Em Cuba, trabalhou com várias orquestras entre as quais a “Orquestra de la Rádio e Television”, “Banda Nacional de Conciertos”, “Cabaret Tropicana”, “ Nuevas Estrellas Cubanas”, “Habana Libre”, e outras.
Na área de Latin-Jazz tocou com grandes nomes do panaroma musical, como trombonista Juan Pablo Torres e o “Grupo Sendas”, tendo participado também em diversas edições do “Festival de Jazz Plaza de la Havana”, partilhando o palco com Dizzy Gillespie, Arturo Sandoval, Chico Freeman Jr., Jane Bunnet, Herbie Hancock, Chucho Valdez, Giovanni Hidalgo, Changuito, Robin Jones, entre outros.

A nível internacional efectuou várias tournées, em França, Inglaterra, Itália, Mónaco, Espanha, Pais Basco, México, Cabo Verde, entre outros, tocando com grupos diversos, do que qual se destaca a “La New Perez Prado Orquestra”.

Em Portugal, trabalhou com a “Orquestra Lisboa Latina”, do maestro Pedro Luís Martinez, e lidera dois grupos: “Ache” (duo de latin-jazz), o “Grupo Afrocubano IKIRI ADDA” e diversos grupos de música cubana, entre os quais o actual “Espresso Latino”. Tem igualmente participado em vários concertos com músicos de expressão portuguesa de renome – Bernardo Sassetti, Carlos Barreto, Joel Xavier, Raul Marques, Paulo Carvalho, Vitorino, Sérgio Goudinho, Tito Paris, Nancy Vieira, Otis, Paulo Flores, entre outros.

É formador de músicos amadores e profissionais e professores de dança, participando em diversos congressos e seminários. Desloca-se regularmente a outros paises como professor e assessor de grupos de música afro-cubana.

Ali Jackson – Bateria

O premiado músico, compositor, arranjador, educador e percussionista Ali Jackson desenvolveu o seu talento desde muito jovem. Virtuoso, Ali contribuiu com obras musicais significativas como compositor e arranjador e detém a distinção de ser o primeiro percussionista a tocar e criar música em todo o espectro de estilos musicais.
Após a formatura, Ali passou vários anos em digressão e a gravar com um grupo diversificado de músicos antes de aceitar o cargo de Drum Chair da Jazz at Lincoln Center Orchestra em 2005, fundada por Wynton Marsalis. Como parte integrante da secção rítmica, a forma de tocar de Ali ajudou a definir o som da JLCO e de Wynton por mais de uma década e está documentada em
centenas de gravações e vídeos de concertos que foram assistidos por milhões de pessoas em todo o mundo.
Ali tocou e gravou com uma infinidade de artistas, incluindo Wynton Marsalis, Jon Batiste, Willie Nelson, Tony Bennett, Faith Hill, Karriem Riggins, Bobby McFerrin, Buster Williams, Norah Jones, Eric Clapton, Dee Dee Bridgewater, Aretha Franklin, George Benson, Harry Connick, Jr., KRS-1, Marcus Roberts, Joshua Redman, Vinx, Seito Kinen, Seiji Ozawa, Diana Krall, Gerald Albright, Michael Heise, Russell Gunn, James Morrison, Craig Handy, Jacky Terrasson, Kurt Rosenwinkel e o New York City Ballet.

 

Tags:

Data

13 Dez 2025

Hora

22:00 - 0:00

Localização

Távola Jazz Club
Távola Jazz Club
R. Cel. Bento Roma n 16, 1700-177 Lisboa