Avançar para o conteúdo
Aldeia Pinuya - BOTA

Aldeia Pinuya – BOTA

A aldeia de Pinuya é uma comunidade do povo Huni Kuin no estado do Acre, Brasil. Com uma população de mais de 200 pessoas, a aldeia realiza festivais e retiros anuais, recebendo visitantes de todo o mundo para experimentar sua rica herança cultural e espiritual. Apesar de enfrentarem desafios significativos, incluindo a falta de terra e estar cercados por fazendas de gado, a comunidade lançou iniciativas para reflorestar a área e preservar seus recursos naturais.
Os Huni Kuin vivem na exuberante Amazônia Ocidental do Brasil e do Peru, e sua cultura é repleta de sabedoria ancestral sobre plantas medicinais, práticas espirituais, música e artesanato. Embora tenham enfrentado imensos desafios, como serem expulsos de suas terras, eles garantiram seus direitos e patrimônio territorial. Agora, eles estão dedicados a preservar e reviver sua rica herança com festivais, encontros e a transmissão de sabedoria dos mais velhos para os jovens. O mundo reconhece sua contribuição para a conservação da Amazônia e seu inestimável conhecimento tradicional. Eles são conhecidos por sua expertise em medicina de plantas e têm inspirado interesse em seu uso em todo o mundo.
Biruany Huni Kuin (@samiabiruany)
Liderança do grupo Mawa Isa, coletivo das mulheres da Aldeia Pinuya, Biruany é pioneira nos estudos e condução dos trabalhos espirituais. Mensageira da força feminina, conquistou seu espaço num território antes dominado por homens, unindo e fortalecendo as mulheres da sua aldeia e inspirando jovens de outras regiões. Viajou nos últimos anos pelo Brasil e por diversos países, levando com ela a força de todas as mulheres indígenas. Sua voz trás o poder, beleza e encanto da floresta.
Bixku Huni Kuin (@bixku.hunikuin)
Um dos principais líderes da Aldeia Pinuya, Bixku é uma referência nos trabalhos espirituais de sua comunidade. Atualmente, atua como vice presidente da associação OAKAT27, da Terra Indígena Colônia 27, onde desenvolve projetos em benefício das famílias locais. Representante do grupo Pinu Huya Keneya, compartilha sua cultura e espiritualidade dentro e fora do Brasil. Bixku traz consigo a responsabilidade e confiança da sua aldeia e dos anciões.
Nawá Siã Huni Kuin (@nawa_sian_hunikuin) é um jovem líder da aldeia Pinuya, reconhecido por sua dedicação ao estudo de cânticos de medicina (huni meka) e orações de cura (pakarin), bem como por criar músicas e melodias autorais. Desde os 17 anos, ele tem viajado pelo Brasil e agora, aos 27 anos, seu trabalho pode ser encontrado em plataformas digitais como Spotify e Bandcamp. Siã traz a força e a energia da nova geração e é uma inspiração para os jovens que querem seguir o caminho da medicina e aprender com os ensinamentos de seu ancião, pajé Kupi Huni Kuin.
Entrada: 10 BOTAS
Reservas: https://forms.gle/ScpU8Dq32D9FEeit8
+ informações: reservas.toca@gmail.com

Aldeia Pinuya – BOTA

Data

31 Mai 2023
Desde

Hora

21:00

Localização

BOTA (Base Organizada da Toca das Artes)
BOTA (Base Organizada da Toca das Artes)
Largo Santa Bárbara 3d, 1150-287 Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-bota-base-organizada-da-toca-das-artes/
Categorias