Avançar para o conteúdo
A QUINTA DOS ANIMAIS - CENTRO CULTURAL MALAPOSTA

A QUINTA DOS ANIMAIS – CENTRO CULTURAL MALAPOSTA

Publicado por George Orwell em 1945, “A Quinta dos Animais” é um texto político e satírico, mas também uma fábula sobre o modo como nos relacionamos com o outro, aqui entendido como qualquer criatura, qualquer ser com o qual se estabelece uma relação. Soma-se a isso, e em pano de fundo, o velho tema do poder, de como o poder pode ser irresistível e, em última análise, de como o poder corrompe. Nada mais atual. E nada mais transversal. Porque a luta pelo poder — do mais pequeno ao maior dos palcos — é, de facto, de todos os tempos, e porque ela começa na infância, se intensifica na adolescência e se concretiza na idade adulta, faz sentido perguntar aos mais novos: quem manda aqui?
“Aqui” pode ser a Quinta do Infantado, onde decorre a ação da novela de Orwell e onde os animais instauram uma nova ordem, mas também pode ser o pátio de um liceu. “Aqui” começa por ser o lugar da insatisfação para passar a ser depois o lugar da revolução e finalmente o lugar da exploração, o lugar onde uns se impõem à custa do sacrifício dos outros. N’”A Quinta dos Animais”, a revolta permite que todos os bichos passem a ser iguais. Até certo momento — até ao momento da traição, do abuso; até ao momento em que o fascínio pelo poder se sobrepõe à igualdade e à liberdade. O grande tirano é um porco. Antes, tinha sido um homem. E cumpre questionar: que rosto tem, afinal, um ditador? Que líder andas a seguir?
E se as crianças, que viessem ver a história de Orwell, acabassem por lhe roubar a história, e aproveitando-se do teatro, se apropriarem elas dessa mesma história? E se triunfassem? E se por momentos eles se tornassem os donos da quinta e nós porcos que obedecem?
Foi com estas ideias que surgiu a vontade de construir um espetáculo, construído pelas crianças todos os dias, para questioná-las sobre o modo como vivemos juntos, de como nos organizamos e quais os seus perigos.

FICHA ARTÍSTICA

 

Direção: Tonan Quito
Texto: Inês Fonseca Santos, a partir de “A Quinta dos Animais” de George Orwell
Interpretação: Cláudia Gaiolas
Cenografia: F. Ribeiro
Desenho de Luz: Daniel Worm
Desenho de Som: Pedro Costa
Produção Executiva: Cláudia Teixeira
Produção: HomemBala
Coprodução: LU.CA e Teatro Virgínia
Apoio Institucional: Fundo de Fomento Cultural / República Portuguesa – Ministério da Cultura
Apoio: Lusitano da Penha de França e Exército Português

Fotografias: © Manuel Lino

Espetáculo aconselhado a maiores de 10 anos.

 

 

PREÇOS

Bilhete adulto – 8,00€ | Bilhete criança < 12 – 6,00€

DESCONTOS
Maiores de 65 anos | Menores de 25 anos | Grupos + 10 pessoas
Profissionais de espetáculo | Residentes Odivelas | Cartões Câmara Municipal de Odivelas | Funcionários Câmara Municipal de Odivelas | Cartão FNAC | Konica Minolta | Clube P | STARQ | SDPGL | SPMS | APEE-EB2.3 D.DINIS *
*Descontos efetuados na bilheteira da Malaposta, mediante apresentação do respetivo documento comprovativo do desconto. Descontos não acumuláveis e aplicáveis sobre o preço do bilhete inteiro. Estes preços podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

A marcação de lugares para pessoas com mobilidade reduzida (cadeira de rodas) deve ser realizada diretamente com a Malaposta através dos seguintes contactos: [email protected] ou 212478240.

A QUINTA DOS ANIMAIS – CENTRO CULTURAL MALAPOSTA

Date

26 Nov 2023
Desde

Time

16:00

Localização

CENTRO CULTURAL MALAPOSTA
CENTRO CULTURAL MALAPOSTA
R. de Angola, 2620-492 Olival Basto
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-centro-cultural-malaposta/

Deixe um comentário

Translate »