“A NOITE” de José Saramago
A Noite é a primeira obra dramática de José Saramago.
A obra reconstrói o momento vivido numa redação de um jornal diário na noite de 24 para 25 Abril de 1974.
José Saramago, também ele jornalista, consegue, através dos diálogos das personagens que criou para esta obra, mostrar-nos a realidade que se vivia na época, antes do “25 de abril”, num jornal. Onde a censura, os medos, estão sempre presentes. Mas também a esperança de alguns jornalistas que querem ver nascer novos tempos.
O jornalismo como profissão é uma das grandes questões levantadas por José Saramago nesta obra.
Os sonhos de quem abraça a profissão e mais tarde o desalento de quem se apercebe que a liberdade de poder investigar numa redação não é uma situação tão recorrente … E infelizmente acontece o mesmo nos dias de hoje, quarenta e oito anos depois de Abril. Também hoje muitos dos que lutam pela isenção no jornalismo muitas vezes vêem-se confrontados com o desemprego.
E as notícias que são publicadas, quem as escolhe e com que intuito?
O que se passa no jornalismo?
O jornalismo é uma força, diz a certa altura o diretor do jornal. Mas ao serviço de quem, pergunta um outro jornalista.
(passagens da obra)
Neste momento em que se comemoram 100 anos do nascimento do Nobel José Saramago, e onde a europa está a viver uma guerra onde a informação e a contra informação são autênticas armas de arremesso, levar esta a obra a palco é de uma enorme importância para todos.
Classificação etária: Maiores de 16 anos
Duração: 105′ (sem intervalo)
PRODUÇAO:
TEATRO DRAMAX OEIRAS – MUNICIPIO DE OEIRAS
Com, Augusto Portela, Diana Marquês Guerra, Diogo Lopes, Duarte Grilo, Frederico Amaral, Helena Veloso, João de Carvalho, Nuno Janeiro, Olga Sotto, Victor Espadinha.
DIREÇAO: CELSO CLETO
“A NOITE” de José Saramago