A Memória do SAAL e o Direito à Cidade
No âmbito dos 50 anos do 25 de Abril, o Grupo de Investigação Diversidades organiza, no dia 7 de janeiro, uma Sessão de Cinema Documental e de Debate sobre A Memória do SAAL e o Direito à Cidade. No Auditório Sedas Nunes, a partir das 15h.
Esta sessão apresenta três filmes documentários seguidos de um debate sobre o SAAL e os movimentos sociais do 25 de Abril. A partir da projecção destas imagens, propomos uma leitura de longa duração sobre as questões do direito à cidade e à habitação em Portugal. Qual o papel que o SAAL e a sua memória – enquanto conjunto de propostas e realizações, mas também enquanto processo de fazeres e por-fazeres – desempenhou, desempenha ou pode vir a desempenhar nos posicionamentos e soluções que actualmente dividem populações, organizações, instituições, e entidades públicas e privadas em torno de questões como a gentrificação, a falta de casas e a necessidade de adaptar as cidades às alterações climáticas? O que mudou em 50 anos?
Filmes:
HABITAT – UM DESAFIO, de Fernando Lopes, produzido pelo Centro Português de Cinema (1976, 24′)
CASAS PARA O POVO, de Catarina Alves Costa, (2010, 15′)
PAREDES MEIAS, de Pedro Mesquita, produzido e com a co-autoria de Sandro Araújo (2009, 53′)
A projeção dos filmes será seguida de uma mesa-redonda com Sofia Sampaio (ICS-ULisboa), Catarina Alves Costa (NOVA-FCSH/CRIA), Sandro Araújo (produtor e co-autor de Paredes Meias) e João Baía (CEMRI-UAb), e moderação de Lavínia Pereira (ICS-ULisboa).