Avançar para o conteúdo
“A Harmónica Erudita” com Gonçalo Sousa & Joana Barata

“A Harmónica Erudita” com Gonçalo Sousa & Joana Barata

🎼 “A Harmónica Erudita” com Gonçalo Sousa & Joana Barata na Cossoul – um encontro entre tradição e inovação

Na sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026, a Sociedade Guilherme Cossoul, em Lisboa, recebe o concerto “A Harmónica Erudita”, com Gonçalo Sousa (harmónica cromática) e Joana Figueiredo Barata (piano).

📍 Local: Cossoul – Rua Nova da Piedade, nº 66, 1200-299 Lisboa
⏰ Horário: 21h00
💸 Entrada: 10€

Num formato intimista, o duo percorre um repertório que cruza música erudita e escrita contemporânea, com obras de J. S. Bach, Beethoven, Piazzolla, James Moody, entre outros, e peças originais. A expressividade singular da harmónica encontra no piano um espaço de diálogo rico em ritmo, melodia e subtileza.

Gonçalo Sousa é um músico e compositor que elegeu como veículo de sua expressão musical a harmónica cromática. Iniciou os estudos musicais no Centro Musical de Cascais estudando guitarra clássica e formação musical. Entre 2002 e 2007 frequentou a Escola de Jazz Luís Villas-Boas Hot Clube de Portugal onde estudou guitarra e piano jazz, e paralelamente guitarra portuguesa na Escola do Museu do Fado. Em 2018 licenciou-se em Música – variante jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa, sendo a harmónica o instrumento principal. Encontra-se, de momento, a frequentar o Mestrado em Ensino da Música também na Escola Superior de Música de Lisboa. Nos últimos três anos gravou cinco discos como líder, incluindo “Nova Construção” (2019), “Monks na Meia Praia” (2020), “Ecos de Zeca” (2021), “Sicilienne” (2024) e “Um Sorriso para o Toots” (2022). Tem participado em diversos festivais e nos principais palcos da cena jazz em Portugal, assim como em álbuns que vão desde o jazz, ao fado, à música cabo-verdiana, ao pop ou worldmusic, tendo atuado em França, Brasil, Argentina, Chile, Espanha e Cabo Verde. Realizou duas residências artísticas, em Cabo Verde em 2018 “Residência Artística-Sons da Lusofonia” e em 2019 nos Açores na Ilha de Santa Maria “Anticlone”. Lidera o Gonçalo Sousa Quinteto “Nova Construção”; o quarteto de homenagem a Toots Thielemans – Gonçalo Sousa “Um Sorriso para o Toots”; co-lidera os projetos “Monks na Meia Praia” duo com o pianista e compositor Carlos Garcia; o projeto “A harmónica erudita” – música erudita com a pianista Joana Figueiredo Barata; “Pela Rua Fora” com o guitarrista Cláudio Alves e percussionista argentino Sebastian Scheriff; “Passeando em tom Jobim” com o guitarrista de 7 cordas brasileiro Gabriel Selvage. Tem se apresentado também como solista (repertório erudito escrito para orquestra) com a Orquestra Filarmonia das Beiras e em 2024 tem na agenda concertos com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO), Sinfonietta de Braga e Orquestra Sinfónica do Algarve.

Joana Barata, natural de Lisboa, iniciou o estudo de piano aos cinco anos de idade. Estudou na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, com Mariana Cruz; na Academia Nacional Superior de Orquestra (Orquestra Metropolitana de Lisboa), com Alexei Eremine no curso de Piano para Música de Câmara e Acompanhamento, tendo terminado a Licenciatura em Piano na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo, no Porto, na classe de Madalena Soveral, pela qual obteve o Prémio Engenheiro António de Almeida. Em Música de Câmara teve como orientadores Paul Wakabayashi e Ryszard Woycicki, entre outros. Paralelamente participou em cursos de aperfeiçoamento quer a solo quer em formações de câmara. Apresentou-se em duo com flauta no Clube Literário do Porto (2007-2009); desempenhou a função de pianista na produção operática em cena de Março a Junho de 2009 d’A Companhia de Teatro do Algarve – “Efeito Imediato”, com encenação de José Lourenço; fez co-repetição do Fantasma da Ópera na sua estreia em Portugal (2019) com encenação de Pedro Ribeiro. Colaborou com a OML no Atelier de Ópera desde 2014 na preparação de óperas de Mozart, apresentando-se em várias salas da área metropolitana de Lisboa. Integrou a Banda dos Bombeiros de Loures e Torres Vedras ao interpretar Carmina Burana de Carl Orff. Organiza o ciclo de concertos da Ulgueira (Sintra, Colares) desde a sua primeira edição em 2008, tendo este sido em 2011 integrado no Festival de Sintra. É regularmente pianista convidada em alguns festivais como Festival Internacional de Trompete Almost 6, Festival Internacional de Saxofone de Palmela, Concurso nacional cidade do Montijo, Verão Clássico. Trabalhou como pianista acompanhadora em várias escolas de música, das quais se destaca o Conservatório de Música do Porto, a Academia de Música de método Suzuki – a pauta (2007-2010) em concursos, concertos e recitais, o Conservatório de Música D. Dinis (2010-2017) e a Escola Superior de Artes Aplicadas (I. P. Castelo Branco). Atualmente colabora com o Ensemble MPMP, com o qual realiza estreias absolutas e gravações, a Associação Musical Lisboa Cantat e a Associação Coral de Odivelas, sendo ainda pianista acompanhadora na Escola Profissional Metropolitana e na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.

Uma viagem sensível pelo universo da música erudita, guiada por dois intérpretes de escuta apurada e gesto preciso.

🎟️ Os bilhetes estarão disponíveis à entrada do evento. Para mais informações, consulte as redes sociais da Cossoul.


🎼 “A Harmónica Erudita” with Gonçalo Sousa & Joana Barata at Cossoul – a meeting between tradition and innovation

On Friday, February 27, 2026, Sociedade Guilherme Cossoul in Lisbon hosts the concert “A Harmónica Erudita”, featuring Gonçalo Sousa (chromatic harmonica) and Joana Figueiredo Barata (piano).

📍 Venue: Cossoul – Rua Nova da Piedade, nº 66, 1200-299 Lisbon
⏰ Time: 9:00 PM
💸 Admission: €10

In an intimate setting, the duo presents a repertoire that bridges classical music and contemporary compositions, including works by J. S. Bach, Beethoven, Piazzolla, James Moody, among others, as well as original pieces. The unique expressiveness of the harmonica finds a rich dialogue with the piano, full of rhythm, melody, and subtlety.

Gonçalo Sousa is a musician and composer who has chosen the chromatic harmonica as his primary means of musical expression. He began his musical studies at the Centro Musical de Cascais, focusing on classical guitar and music theory. Between 2002 and 2007, he attended the Escola de Jazz Luís Villas-Boas Hot Clube de Portugal, studying jazz guitar and piano, while also learning Portuguese guitar at the Museu do Fado. In 2018, he earned a degree in Music – Jazz variant from the Escola Superior de Música de Lisboa, with the harmonica as his main instrument. He is currently pursuing a Master’s in Music Education at the same institution. Over the past three years, he has recorded five albums as a leader, including “Nova Construção” (2019), “Monks na Meia Praia” (2020), “Ecos de Zeca” (2021), “Sicilienne” (2024), and “Um Sorriso para o Toots” (2022). He has participated in various festivals and performed on major jazz stages in Portugal, as well as in albums spanning jazz, fado, Cape Verdean music, pop, and world music, having performed in France, Brazil, Argentina, Chile, Spain, and Cape Verde. He has undertaken two artistic residencies: in Cape Verde in 2018 (“Residência Artística-Sons da Lusofonia”) and in the Azores on Santa Maria Island in 2019 (“Anticlone”). He leads the Gonçalo Sousa Quintet “Nova Construção”; the tribute quartet to Toots Thielemans – Gonçalo Sousa “Um Sorriso para o Toots”; co-leads projects such as “Monks na Meia Praia” (duo with pianist and composer Carlos Garcia); the project “A Harmónica Erudita” (classical music with pianist Joana Figueiredo Barata); “P

Data

27 Fev 2026

Hora

21:00

Localização

Cossoul
Cossoul
R. Nova da Piedade 66, 1200-299 Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-cossoul-sociedade-de-instrucao-guilherme-cossoul/

Categorias