
À conversa sobre a historiografia francesa
À conversa sobre a historiografia francesa
ENCONTRO | 18 abr. ’24 | 14h00-16h00 | Auditório | Entrada livre
A historiografia francesa exerceu uma grande influência sobre a historiografia europeia e mundial, nomeadamente a partir da criação – e com o desenvolvimento – da escola dos Annales. Com a crescente importância global da língua inglesa na vida universitária, essa influência ou diminuiu ou tornou-se menos visível.
Esta mesa-redonda tem por objetivo identificar e discutir propostas desenvolvidas por correntes e sensibilidades historiográficas francesas. Sem pretensão à elaboração de uma visão panorâmica ou sistémica dessa historiografia e recusando qualquer tentação de a reduzir a uma unidade de sentido que descure as diferenças e oposições estabelecidas no campo historiográfico francês, quatro historiadores, Diogo Ramada Curto, Felipe Brandi, Lurdes Rosa e Mélanie Toulhoat, que de uma ou de outra maneira, mantiveram e conservam proximidade a universidades e historiadores franceses, elaboraram um pequeno texto em que respondem ao repto que dá título a este encontro: à conversa sobre a historiografia francesa. O objectivo será estabelecer uma reflexão conjunta em torno da escola histórica francesa, a sua ligação com as historiografias portuguesa e brasileira, e ainda a sua situação no interior das disputas internacionais pela hegemonia intelectual no campo historiográfico global.
O historiador francês, Patrick Boucheron, comenta as intervenções dos quatro colegas, sendo a sessão moderada por Victor Pereira.
Organizador: Felipe Brandi
O Instituto de História Contemporânea é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (UIDB/04209/2020, UIDP/04209/2020 e LA/P/0132/2020).