Avançar para o conteúdo
A BOMBA-RELÓGIO DA ABSTENÇÃO - BEATRIZ WALVIESSE DIAS, LUCIANA MARUTA

A BOMBA-RELÓGIO DA ABSTENÇÃO

Um quarto das pessoas europeias não participa em qualquer ato eleitoral e mais de metade não vota nas eleições europeias. Os dados revelados pela investigação jornalística A Bomba-Relógio da Abstenção, liderada pela revista DIVERGENTE no âmbito da European Data Journalism Network, dão o mote para uma entrevista coletiva a pessoas que não votam, nas freguesias com maior taxa de abstenção em Portugal.

Os resultados apresentados têm como base um mapeamento de dados de 350 milhões de eleitores europeus e 74 mil freguesias, nos 27 países da União Europeia, em 49 anos de eleições. A taxa de abstenção de voto é superior em territórios com maior desigualdade social? Há uma relação direta entre a abstenção e o desemprego? Vota-se menos nos grandes centros urbanos ou nas zonas rurais?

No Dia da Europa, a plateia é convidada a intervir numa reflexão coletiva sobre as motivações da abstenção de voto e sobre como este fenómeno está a afetar a democracia na Europa.  As jornalistas da DIVERGENTE, Beatriz Walviesse Dias, Lucina Maruta e Sofia da Palma Rodrigues moderam uma conversa com três abstencionistas, que participam de uma entrevista coletiva, feita pelas jornalistas e pela audiência.

© Erik Hansman.

09 MAI 2024
QUI 18:30

Pequeno Auditório
Entrada gratuita*
Duração 2h

*mediante levantamento de bilhete 30 min. antes (sujeito à lotação da sala)

A BOMBA-RELÓGIO DA ABSTENÇÃO – BEATRIZ WALVIESSE DIAS, LUCIANA MARUTA

Data

09 Mai 2024

Hora

18:30

Localização

Culturgest - Fundação CGD
Edifício-Sede da CGD - Rua Arco do Cego - Lisboa
Translate »