Avançar para o conteúdo
dia_danca_convite.png

1ª Edição Portingaloise, marche! na Biblioteca Nacional de Portugal. Contradanças no Methodo de Pantezze

1ª edição Portingaloise, marche!

Contradanças no Methodo de Pantezze, Lisboa, 1761

WORKSHOP/ENCONTRO ACADÉMICO

29 abr. ’23 – 10h00-17h30

Auditório Biblioteca Nacional de Portugal

Entrada livre, mas sujeita a inscrições

No Dia Internacional da Dança, a associação Portingaloise promove uma atividade organizada em torno da obra Methodo ou Explicaçam para aprender com perfeição a dançar as Contradanças, Lisboa, 1761, de Julio Severin Pantezze. O evento compreende um workshop de dança e um encontro académico

Programa

10h00-13h00 – Workshop de Contradanças do século XVIII

Catarina Costa e Silva, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), P.Porto e Centro de Estudos Clássicos e Humanistas (CECH), UC; bolseira FCT – B2021.08586.BD.

Através do contacto direto com a obra de Pantezze, são realizadas contradanças do século XVIII, contextualizando a obra na demais tratadística europeia para compreender expressões e orientações do autor, assim como figuras coreográficas e vocabulário específico deste repertório.

14h30-17h00 – Encontro Académico

As habilidades da dança nos teatros de Lisboa na segunda metade do século XVIII

José Camões, Centro de Estudos de Teatro (CET), FL-ULisboa

 

«Minuets to begin at Seven o’Clock precisely, Two Country-Dances only before Tea»: Bailes e assembleias no séc. XVIII europeu

Cristina Fernandes, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), NOVA FCSH

A “fala em que se dança”. Conhecer a obra de Julio Severin Pantezze – um manual de dança português do século XVIII

Alexandra Campos, CHAM – Centro de Humanidades, NOVA FCSH

Sobre a PORTINGALOISE
Portingaloise é uma Associação Cultural e Artística sem fins lucrativos que se dedica ao estudo e à divulgação do repertório de Dança Antiga ou Histórica, compreendendo o repertório de dança escrito entre os séculos XV e XVIII. Para esta divulgação aposta, desde 2015, em três vias em simultâneo: performativa, investigativa e formativa. Assim, conjuga a criação de espetáculos, orientados pela interpretação historicamente informada, com a promoção de encontros de investigadores e com a organização de formações regulares. Organiza anualmente o Portingaloise – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas, cuja 9.º edição se realiza em 2023.

Portingaloise, marche! é uma nova rubrica itinerante que visa promover eventos multifacetados em diferentes regiões do país, de forma pontual e intensiva, mantendo o principal objetivo de divulgar a Dança Antiga por diferentes contextos culturais, visando distintos públicos, desde jovens a seniores, amadores a profissionais.

Locais, ações e documentos relacionados com a prática da Dança Antiga são mote para uma fruição patrimonial mais informada.

Direção artístico-pedagógica: Catarina Costa e Silva
Direção executiva: Thiago Vaz
Consultoria científica: Cristina Fernandes

Deixe um comentário