Avanรงar para o conteรบdo
๐€ ๐๐จ๐ฌ๐ฌ๐ข๐›๐ข๐ฅ๐ข๐๐š๐๐ž ๐๐ž ๐ฎ๐ฆ๐š ๐ˆ๐ฅ๐ก๐š โ‹ ๐“๐ž๐ซ๐œ๐ž๐ข๐ซ๐š ๐๐ž๐ฌ๐ฌ๐จ๐š (๐๐“) ๐ž ๐ƒ๐š๐ซ๐ฅ๐ข๐ง๐  ๐ƒ๐ž๐ฌ๐ฉ๐ž๐ซ๐š๐๐จ๐ฌ (๐’๐„

๐€ ๐๐จ๐ฌ๐ฌ๐ข๐›๐ข๐ฅ๐ข๐๐š๐๐ž ๐๐ž ๐ฎ๐ฆ๐š ๐ˆ๐ฅ๐ก๐š โ‹ ๐“๐ž๐ซ๐œ๐ž๐ข๐ซ๐š ๐๐ž๐ฌ๐ฌ๐จ๐š (๐๐“) ๐ž ๐ƒ๐š๐ซ๐ฅ๐ข๐ง๐  ๐ƒ๐ž๐ฌ๐ฉ๐ž๐ซ๐š๐๐จ๐ฌ (๐’๐„

๐€ ๐๐จ๐ฌ๐ฌ๐ข๐›๐ข๐ฅ๐ข๐๐š๐๐ž ๐๐ž ๐ฎ๐ฆ๐š ๐ˆ๐ฅ๐ก๐š โ‹ ๐“๐ž๐ซ๐œ๐ž๐ข๐ซ๐š ๐๐ž๐ฌ๐ฌ๐จ๐š (๐๐“) ๐ž ๐ƒ๐š๐ซ๐ฅ๐ข๐ง๐  ๐ƒ๐ž๐ฌ๐ฉ๐ž๐ซ๐š๐๐จ๐ฌ (๐’๐„)
29 novembro โ€” 2 dezembro 2023
quarta a sรกbado โ€ข 15h00 ร s 19h00
~
๐™ธ๐™ฝ๐™ฐ๐š„๐™ถ๐š„๐š๐™ฐ๐™ฒฬง๐™ฐฬƒ๐™พ: quarta, 29 novembro, 18h
โ€” Entrada Livre
PT
“A Possibilidade de uma Ilha” รฉ uma coleรงรฃo de dispositivos que convocam o pรบblico a refletir sobre vรกrios acontecimentos performativos cuja premissa รฉ: the artist is not present.
Aqui a dicotomia conceptual entre o tempo presente do fenรณmeno e a ausรชncia fรญsica do artista/da obra sรฃo o ponto de partida que une todas as peรงas propostas para este projeto, levando a interatividade do pรบblico com a obra a um lugar de questionamento sobre onde estรก assente a intencionalidade da arte: a obra รฉ a intenรงรฃo do olhar para um objeto ou รฉ simplesmente o objeto exposto ao olhar do pรบblico?
As peรงas aqui apresentadas podem ser lidas como ilhas de acontecimentos que aparecem e desaparecem ao ritmo do leitor/espectador que, com a sua presenรงa, faz emergir e submergir micro-eventos no macro-vazio exposto na galeria.
Numa tentativa de amplificaรงรฃo e disseminaรงรฃo da ideia de que o artista nรฃo estรก presente ou de que obra nรฃo estรก aqui, A Possibilidade de uma Ilha estรก em exibiรงรฃo em 4 cidades de 2 paรญses diferentes ao mesmo tempo.
๐“๐ž๐ซ๐œ๐ž๐ข๐ซ๐š ๐๐ž๐ฌ๐ฌ๐จ๐š (๐๐“)
A Terceira Pessoa รฉ uma estrutura que desenvolve projetos artรญsticos, com especial enfoque nas artes performativas e dos cruzamentos disciplinares. Nos seus projetos, privilegia uma abordagem multidisciplinar, integrando profissionais provenientes de linguagens artรญsticas diversificadas. Abrangendo pรบblicos de vรกrias faixas etรกrias e meios sรณcio-culturais diversos, a Terceira Pessoa constrรณi um projeto de aproximaรงรฃo da comunidade aos territรณrios culturais da sua zona, bem como de outros locais do paรญs e de promoรงรฃo de uma troca entre o patrimรณnio local e as linguagens contemporรขneas. A Terceira Pessoa รฉ uma estrutura financiada pela Direcรงรฃo Geral das Artes/Repรบblica Portuguesa Cultura.
๐ƒ๐š๐ซ๐ฅ๐ข๐ง๐  ๐ƒ๐ž๐ฌ๐ฉ๐ž๐ซ๐š๐๐จ๐ฌ (๐’๐„)
Darling Desperados foi fundada por Ulrika Malmgren e Katta Pรฅlsson. Conheceram-se na Escola Superior de Teatro de Malmรถ, onde frequentaram a mesma turma em 84-87. Performances premiadas e trabalhos artรญsticos pioneiros, fizeram do nome um sรญmbolo associado a uma forma de arte de vanguarda que procura sempre colaboraรงรตes com novas tรฉcnicas, histรณrias fortes, encenaรงรตes inovadoras, artistas de vanguarda e oferece ainda um espaรงo para residรชncia e pesquisa artรญstica em relaรงรฃo com o pรบblico. Jรก encenou, dirigiu e interpretou mais de 50 obras originais, 15 curtas-metragens e fez digressรตes internacionais. A sua primeira produรงรฃo foi um filme baseado numa peรงa sobre os รบltimos 30 segundos de Marilyn Monroe, antes do momento da sua morte. A decisรฃo de que Darling Desperados deveria conter tudo o que elas queriam, filmes, teatro, mรบsica, performance, exposiรงรตes … fez com que se transformasse no seu parque de diversรตes e local de trabalho durante quase 25 anos.
Curadoria: Darling Desperados e Terceira Pessoa
Obras e autores:
โ€” The blue line, de Nuno Leรฃo;
โ€” Duck to island, de Joรฃo Dias;
โ€” Vem e torna os meus sonhos frustrados em palavras de algodรฃo, de Inรชs Nรชves;
โ€” Sem tรญtulo (sem data), sem artista, sem formato, sem medida, de Inรชs Nรชves;
โ€” Possibility of an Island, de Ana Gil;
โ€” Le Vernissage, de ร“scar Silva
โ€” Love makes life less painful, de Katta Pรฅlsson, Emma Creed e Ulrika Malmgren;
โ€” Explorer’s Diary, de Franco Veloz;
โ€” Dog Days, de Valentin Malmgren;
โ€” Spanish Suitcase, de Tinna Jonรฉ
Design Grรกfico: Cรกtia Santos
Produรงรฃo Executiva: Rita Boavida e Tamara Cruz
Apoio ร  Produรงรฃo: Bruno Esteves
Comunicaรงรฃo: Rita Piteira
Assessoria de Imprensa: Rita Bonifรกcio/Paris,Texas
Financiamento: Apoio Repรบblica Portuguesa โ€“ Cultura / Direรงรฃo-Geral das Artes e Cรขmara Municipal
de Castelo Branco
Apoios: Fรกbrica da Criatividade, Romaria Cultural
Parceiros: Rua das Gaivotas 6 / Teatro Praga e Galleri Artsight
~
EN
โ€œThe Possibility of an Islandโ€ is a collection of devices that convokes the audience in a reflection about several performative happenings which are driven by the premise: the artist is not present.
The conceptual duality between the present time of the phenomena and physical absence of the artist/piece of art is the trigger that joins all the proposed objects of this project, bringing the audienceโ€™s interactivity to a level of questioning the basis of the intentionality of the art: is art the intention of the seeing at an object or is it rather and only the object exposed to the sight of the viewer?
The artwork presented in this exhibition can be read as โ€œislands of happeningsโ€ which appear and disappear by the rhythm of the spectator who, with his presence, makes emerge and submerge micro-events within the macro-emptiness of what is shown in the gallery.
In the attempt of amplifying and disseminating the idea that the artist is not present, or the artwork is not here, โ€œThe Possibility of an Islandโ€ is exhibited in 3 cities of 2 different countries at the same time.
๐“๐ž๐ซ๐œ๐ž๐ข๐ซ๐š ๐๐ž๐ฌ๐ฌ๐จ๐š (๐๐“)
Terceira Pessoa is an organisation that develops artistic projects, with a special focus on the performing arts and disciplinary crossing. In its projects, it emphasises a multidisciplinary approach, integrating professionals from a diverse range of artistic languages. Reaching audiences of various age groups and from diverse socio-cultural backgrounds, Terceira Pessoa is building a project to bring the community closer to the cultural territories of its area, as well as other places in the country, and to promote an exchange between local heritage and contemporary languages. Terceira Pessoa is funded by the Directorate-General for the Arts/Portuguese Republic of Culture.
๐ƒ๐š๐ซ๐ฅ๐ข๐ง๐  ๐ƒ๐ž๐ฌ๐ฉ๐ž๐ซ๐š๐๐จ๐ฌ (๐’๐„)
Darling Desperados was founded by Ulrika Malmgren and Katta Pรฅlsson. They met at the Theater College in Malmรถ where they went in the same class 84-87. Award-winning performances and important groundbreaking artwork have made the name a symbol for a way of avant-garde art that always look for collaborations with new technic, powerful stories, breakneck staging, cutting edge artists, and give a space for residency and artistic research in relation to an audience. Writing, directing and performing over 50 different original works for the stage and 15 short movies and touring internationally. Itโ€™s first production was a movie that was based on a piece about Marilyn Monroes last 30 seconds before the actual moment of death. The decision that Darling Desperados should contain everything they wanted, movies, theater, music, performance, exhibitionsโ€ฆ made it their playground and workplace for almost 25 years.
Curation: Darling Desperados e Terceira Pessoa
Works and artists:
โ€” The blue line, by Nuno Leรฃo;
โ€” Duck to island, by Joรฃo Dias;
โ€” Vem e torna os meus sonhos frustrados em palavras de algodรฃo, by Inรชs Nรชves;
โ€” Sem tรญtulo (sem data), sem artista, sem formato, sem medida, by Inรชs Nรชves;
โ€” Possibility of an Island, by Ana Gil;
โ€” Le Vernissage, by ร“scar Silva
โ€” Dog Days, by Valentin Malmgren;
โ€” Love makes life less painful, by Katta Pรฅlsson, Emma Creed and Ulrika Malmgren;
โ€” Explorer’s Diary, by Franco Veloz;
โ€” Spanish Suitcase, by Tinna Jonรฉ
Graphic Design: Cรกtia Santos
Executive Production: Rita Boavida e Tamara Cruz
Production Support: Bruno Esteves
Communication: Rita Piteira
Press: Rita Bonifรกcio/Paris,Texas
Financing: Apoio Repรบblica Portuguesa โ€“ Cultura / Direรงรฃo-Geral das Artes e Cรขmara Municipal
de Castelo Branco
Support: Fรกbrica da Criatividade, Romaria Cultural
Partners: Rua das Gaivotas 6 / Teatro Praga e Galleri Artsight

Data

29 Nov 2023 - 02 Dez 2023
Desde

Hora

18:00

Localizaรงรฃo

Rua das Gaivotas 6
Rua das Gaivotas 6
R. Gaivotas 6, 1200-202 Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-rua-gaivota-6/