Avançar para o conteúdo
Fim de Emissão#28 Jaco Alexandre Centeio João Narciso Isabela

Fim de Emissão#28 | Jaco | Alexandre Centeio | João Narciso | Isabela

Um equilíbrio instável ou se quisermos um ‘Fim de Emissão’, no caso concreto a Sessão#28 (nunca esquecer que começámos no 0), mais meditativa, com um vinco marcadamente introspetivo. Turbulências interiores – Passíveis de exposição? Necessidade de autocontrole? Imagens em espectros. O inconsciente. Estados de alma. Tentativas torpes de procurar um significado ou, muito sinceramente, nem essa necessidade existe. A indefinição como definição e tudo o que de contraditório tal encerra. ‘Fim de Emissão#28’ em que contaremos com o concerto do músico radicado em Barcelona, Jaco, Centeio, nas muito características paisagens drone, leituras de João Narciso, da editora Murro na Barriga e a terminar a noite, pelo menos no seu horário oficial – Isabela, selecção criteriosa, mas sobretudo, transcendente das músicas a passar.

JACO | ‘Los Misterios’ Por vezes, ocorrem momentos tão mágicos como estes: a agulha contacta com os cortes e no acto um sino repica, um tambor percute, um trompete desfila somente e, de repente, caímos no vazio, flutuando, à deriva, nos mistérios de Jaco. Ainda que Larry Rodríguez, o seu nome real, tenha sido elemento activo na cena de Barcelona da última década, este é o seu álbum de estreia, realizado durante três anos. No que pode ser um recordatório do seu lento deambular até à edição do disco, Larry começa falando-nos da necessidade de aquecermos: ‘Começo a sentir um calor que me mantém ainda acesso’. Soa tão convincente que a partir deste momento já não podemos olhar para trás. Em menos de 35 minutos, a música de Jaco dá-nos um vislumbre de algo localizado na interzona entre a realidade, os sonhos e a distopia. Pesadelos de notícias falsas e burocráticas, viagens surreais por Almeria, amargas reflexões sobre a natureza humana e cenas próprias de um thriller num vídeo clube são alguns dos temas tratados nas letras do disco. A música não é menos fascinante: normalmente liderada pela precursão, o ritmo é acompanhado por uma diversidade de paisagens sonoras que percorrem um longo passeio pelo espectro sonoro, indo e vindo, para a frente e para trás, prenhe de revibrações, sons tratados e linhas texturadas provenientes dos sintetizadores. Estamos a viver tempos estranhos, não é verdade? Tão desorientada como consegue ser, a música de Jaco oferece-nos o que adianta no título e entrega-nos algo em conformidade com as incertezas dos tempos em que nos encontramos. Tal, teremos de estar de acordo, é todo um desafio, não estão de acordo? (Extracto do texto de Victor Ginesta)

https://www.youtube.com/watch?v=OdPvfexAAcQ&t=980s | http://jacoad.bandcamp.com/album/los-misterios | https://soundcloud.com/jacoad | https://instagram.com/aceleradorabpm

JOÃO NARCISO | Editora ‘Murro na Barriga’ – ‘Editora clandestina com queda para infantilidades e petizices.’

https://instagram.com/murronabarriga

ALEXANDRE CENTEIO | Alexandre Centeio, multi-instrumentalista e artista sonoro residente em Paredes – Porto, apresenta as peças drone KE1 e KE2 desenvolvidas na exploração da ressonância e reflexão dos materiais metálicos excitados por frequências sonoras fixas, com recurso à eletrificação e síntese modular. A energia sonora é gerada de forma contínua: o ar é deslocado e projetado por intermédio de altifalantes e colide nos metais, nos quais explora-se a geometria das vibrações harmónicas consonantes e as suas ondas musicais periódicas, a amplificação e o feedback. O acto de escuta torna-se tão ou mais importante que o da emissão de sons.

https://soundcloud.com/a_centeio | https://instagram.com/centeio_

ISABELA https://instagram.com/isabela.abate

 

Contribuição sugerida | 05 Euros Entrada reservada a sócios

Fim de Emissão#28 | Jaco | Alexandre Centeio | João Narciso | Isabela

Data

18 Ago 2023
Desde

Hora

22:00

Localização

Desterro
Calçada do Desterro 7, 1150-241 Lisboa
Translate »