Avançar para o conteúdo

Concertos e Espaço de Eventos

Agenda Village Underground Lisboa

No event found!

Village Underground Lisboa

O Village Underground Lisboa é um espaço de eventos multiculturais e de trabalho para as indústrias criativas, restauração e bar.
 
 
Informação adicional
O Village Underground (VU) é uma plataforma internacional para a cultura e para a criatividade. Existe em Londres desde 2007 e chegou a Lisboa em 2014.
É uma rede de espaços de produção e trocas culturais que serve igualmente de palco para as mesmas. No centro deste conceito estão dois espaços distintos: um espaço de trabalho e um espaço cultural.
Em Lisboa, o VU tem 60 lugares disponíveis, distribuídos por 14 contentores marítimos e dois autocarros de dois andares, cujo desenho arquitectónico é único.
Os ateliers de trabalho são montados numa estrutura de contentores marítimos e autocarros desactivados da Carris, tratados e preparados para serem ocupados por profissionais de indústrias criativas com uma renda acessível.
O VU destina-se também a profissionais estrangeiros a residir em Portugal temporariamente, que deste modo são convidados a juntar-se aos residentes habituais do VU para com eles poderem trocar experiências e aproveitar os recursos materiais e as capacidades mútuas.
O intercâmbio e a colaboração, aos mais diversos níveis, é um aspecto fundamental do projecto. Acredita-se, no VU, que é desta troca e convivência que nascem os projectos mais inspirados e originais.
Em 2016 decidimos apostar forte na reabilitação de um novo espaço indoor, com uma área de 160m², com o intuito de poder receber eventos todo o ano e replicar as experiências bem conseguidas do nosso projecto-irmão. O objectivo do espaço é ser palco eventos culturais como concertos, festas, exposições, cinema, vídeo ou teatro.
Mas também de eventos corporativos, promoções de marca ou conferências.
O espaço é uma “tela em branco”, tendo uma enorme versatilidade que permite adaptar a todos os cenários previstos e abraçar qualquer tipo de projecto.
É um projecto inédito em Portugal, inserido numa rede europeia e em expansão, que promove a produção cultural e a criatividade contemporânea, ao mesmo tempo que promove o património e a memória histórica, não só dos transportes públicos (ao serem reutilizados) e dos contentores marítimos (imagem típica de uma Lisboa portuária), mas também da cidade de Lisboa.
O VU assenta na reutilização, reconstrução e regeneração de espaços degradados ou em desuso da cidade onde se instala. Este aspecto, por sua vez, acaba por se estender, de forma natural, à área envolvente, dando origem a novos bairros e comunidades e, assim, novas oportunidades culturais e económicas.
Desta forma, tendo sempre em mente a preservação e conservação de estruturas existentes, do seu valor patrimonial e da sua atmosfera, dá-se uma nova vida a espaços cuja única destino seria a progressiva degradação com o tempo

Endereço - Village Underground Lisboa

Av. da Índia 52, 1300-299 Lisboa

Telefone: 21 583 2469

Eventos Village Underground Lisboa

Agenda Village Underground Lisboa