A GRANDE REUNIÃO – Teatro Meridional
Teatro Meridional, Rua do Açúcar, Beco da Mitra Nº64, 1950-009 Lisboa
O Teatro Meridional é uma Companhia Portuguesa dedicada à itinerância que procura, nas suas produções, destacar o protagonismo do trabalho de interpretação do ator, tornando a construção de cada elemento cénico um desafio de pesquisa e experimentação.
As principais diretrizes artísticas do Teatro Meridional envolvem a encenação de textos originais, incentivando autores a arriscarem na escrita dramatúrgica. Além disso, a companhia cria novas dramaturgias com base em adaptações de textos não teatrais, com destaque para a ligação ao universo da lusofonia, promovendo o uso da língua portuguesa como um encontro com a sua própria história. Também se dedicam à encenação e adaptação de obras significativas da dramaturgia mundial e à criação de espetáculos em que a palavra não é a forma predominante de comunicação cénica.
Fundada em 1992, o Teatro Meridional já produziu 67 espetáculos e apresentou o seu trabalho em 21 países, incluindo Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Jordânia, Marrocos, México, Paraguai, Roménia, Rússia, São Tomé e Príncipe, Timor e Uruguai. Além disso, a companhia realiza uma itinerância anual em Portugal continental e nas ilhas.
Os trabalhos do Teatro Meridional foram premiados 34 vezes a nível nacional e 11 vezes a nível internacional, incluindo o Prémio Europa Novas Realidades Teatrais em 2010.
O Espaço
Após quinze anos de atuação em teatros, espaços emprestados, cedidos e alugados, em todo o país e no estrangeiro, o Teatro Meridional finalmente encontrou um espaço permanente para trabalhar e apresentar espetáculos em Lisboa. Este espaço oferece condições ideais para a continuação da experimentação, investimento e partilha.
Assim, mesmo com a transição do nomadismo urbano para um espaço fixo, o Teatro Meridional mantém um compromisso claro: não se fixar em projetos específicos, mas continuar a encarar cada trabalho como um desafio e uma oportunidade de pesquisa e comunicação. Comunicar implica ter o público do nosso lado, próximo de nós, e este é um compromisso fundamental.
Rua do Açúcar, 64 Beco da Mitra – Poço do Bispo 1950 – 009 Lisboa