Avançar para o conteúdo

Visite Sintra

O que visitar em Sintra

O que fazer em Sintra

Se está planear uma viagem para Portugal, não pode deixar de fora da lista de destinos a encantadora cidade de Sintra. Localizada a cerca de 30km de Lisboa, Sintra é um lugar mágico, cheio de história e mistérios, que atrai turistas do mundo inteiro.

Neste guia completo, nós vamos apresentar os principais pontos turísticos de Sintra, para que possa planear sua viagem e aproveitar ao máximo essa cidade encantadora.

Agenda Cultural Sintra Descubra a Agenda Cultural de Sintra: Eventos Imperdíveis - O que fazer em Sintra. Eventos em Sintra Hoje!

Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros é um dos principais pontos turísticos de Sintra e uma das atrações mais icónicas de Portugal.

Procura pela melhor vista de Sintra? Então suba ao Castelo dos Mouros, um monumento mourisco do século X que oferece uma vista deslumbrante da região. Pode caminhar pelos belíssimos trilhos e contemplar artefatos antigos das Idades do Bronze, Ferro e do período Neolítico. Além disso, terá a oportunidade de conhecer a história do castelo e ver Sintra, o Palácio da Pena e as colinas circundantes sob uma nova perspectiva.

Localizado em uma posição estratégica na Serra de Sintra, o Castelo dos Mouros é uma fortificação impressionante que não só oferece uma aula de história, mas também proporciona uma paisagem deslumbrante da vila e seus arredores. Não perca a chance de contemplar a vista panorámica mais incrível de Sintra.

Bilhetes para Castelo dos Mouros: sem filas »

Palácio Nacional de Sintra sem filas

Palácio Nacional de Sintra

No coração da cidade de Sintra, é possível ver a icónica silhueta das duas chaminés cónicas que adornam a cozinha real, marcando a paisagem e apontando para o único palácio que acompanhou toda a história de Portugal.

O Paço de Sintra é composto por vários paços reais, construídos, adaptados e expandidos ao longo dos séculos. A data exata da construção do paço mais antigo ainda é um mistério por desvendar. No entanto, acredita-se que o primeiro edifício tenha sido erguido entre os séculos X e XI, durante o período islámico de Sintra. No final da Idade Média, o Paço de Sintra foi o centro de um território administrado pelas rainhas de Portugal, e também foi um dos lugares favoritos dos monarcas portugueses. A região era rica em caça, possuía um clima fresco durante o verão e era um refúgio seguro durante os períodos de peste na capital. Essas vantagens tornavam o Paço de Sintra um destino frequente para a realeza.

Como guardião de memórias e testemunha de momentos marcantes da história portuguesa, o Paço de Sintra oferece aos visitantes a oportunidade de fazer uma viagem no tempo e mergulhar em vidas passadas, tão diferentes das nossas.

Bilhetes para Palácio Nacional de Sintra: sem filas

Quinta da Regaleira - Bilhetes

Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira é um dos lugares mais encantadores de Sintra e um dos mais visitados pelos turistas.

No século XIX, Sintra emergiu como um dos primeiros berços da arquitetura romântica na Europa. O clima único da região e a beleza natural atraíram a atenção daqueles que buscavam retratar a paisagem com uma arquitetura deslumbrante que harmonizava perfeitamente com o ambiente, criando um espaço propício para contemplação do Belo e do Sublime.

Foi nesse cenário pitoresco que a Quinta da Regaleira surgiu, logo após o centro histórico de Sintra. Construída no final do século XIX, a quinta reflete a sensibilidade e os interesses culturais, filosóficos e científicos do proprietário comitente, António Augusto de Carvalho Monteiro (1848-1920), combinados com a habilidade do arquiteto-cenógrafo italiano Luigi Manini (1848-1936). A cultura e criatividade dessas duas personalidades culminaram em um conjunto arquitetónico eclético-revivalista, com destaque para os estilos Manuelino, Renascentista, Medieval e Clássico.

A Quinta da Regaleira é um verdadeiro tesouro arquitetónico, com detalhes ornamentais em cada canto do jardim e palácio. Cada elemento foi cuidadosamente pensado e projetado para harmonizar com a natureza circundante. O poço iniciático, a torre e a capela são alguns dos pontos altos da visita, que leva os visitantes a uma jornada fascinante pelos elementos simbólicos da história e filosofia oculta.

Bilhetes para Quinta da Regaleira: Sem filas »

Agenda Cultural Sintra Descubra a Agenda Cultural de Sintra: Eventos Imperdíveis - O que fazer em Sintra. Eventos em Sintra Hoje!

Palácio da Pena

O Palácio da Pena é um dos monumentos mais emblemáticos de Portugal e um dos mais belos palácios do mundo.

O Palácio Nacional da Pena é como uma preciosa jóia que adorna majestosamente a Serra de Sintra. O parque que o envolve, em perfeita harmonia com o seu caráter mágico, desperta emoções de mistério e descoberta, onde cada recanto é um convite ao encantamento.

As cores vibrantes do Palácio, o expoente máximo do romantismo em Portugal e obra eterna do Rei-Artista D. Fernando II, estimulam a imaginação de todos que o visitam, e os infinitos matizes de verde que permeiam o parque circundante criam um cenário idílico, muitas vezes envolto no característico véu de nevoeiro da Serra de Sintra. Este lugar, que parece saído de um conto de fadas, é capaz de encantar todas as gerações que o visitam, despertando sonhos e inspirando maravilhamento.

Bilhetes para Palácio da Pena »

 Convento dos Capuchos

Convento dos Capuchos

Situado no coração da Serra de Sintra, o Convento dos Capuchos é uma verdadeira antítese dos grandiosos e exuberantes edifícios que existem em Sintra. Este convento franciscano destaca-se pela sua simplicidade, desprovido de luxos e confortos.

As suas dimensões reduzidas e a construção pobre fazem parte da aura mística deste monumento. A construção humana integra-se perfeitamente com os elementos naturais preexistentes, como a vegetação circundante e as enormes rochas de granito que foram consideradas pelos habitantes desta casa conventual como “construção divina”. O bosque que envolve o edifício foi mantido intocado pelos frades que habitaram ali, tornando-se hoje um dos exemplos mais notáveis da floresta primitiva de Sintra.

Não há dúvidas de que este lugar é uma verdadeira jóia natural e arquitetónica, que convida a uma experiência única. Uma caminhada pelo bosque e pelos pequenos quartos escavados nas rochas proporciona um momento de paz e introspecção, onde se pode admirar a simplicidade e beleza da natureza.

Aprecie a tranquilidade e a atmosfera única do Convento dos Capuchos, um lugar que o transportará para outra época. Não se esqueça de visitar este monumento histórico e de explorar os seus segredos e curiosidades.

Bilhetes Convento do Capuchos »

Agenda de Eventos sintra

Parque e Palácio de Monserrate

O Parque e Palácio de Monserrate é uma das atrações menos conhecidas de Sintra, mas não menos encantadora. Monserrate, um retiro de escritores, sempre atraiu um grande número de viajantes estrangeiros, especialmente ingleses, que não hesitaram em exaltar a beleza do local em seus relatos de viagem e gravuras. Em uma dessas visitas, um rico industrial inglês do século XIX e grande colecionador de arte, Francis Cook, ficou fascinado pelo local e dessa paixão nasceu uma obra-prima do Romantismo: o Parque e Palácio de Monserrate.

Francis Cook dedicou-se a materializar seu sonho, transformando Monserrate em um lugar exuberante que conhecemos hoje, com seus jardins deslumbrantes, que apresentam espécies exóticas provenientes dos quatro cantos do mundo, e um palácio que é uma verdadeira ode à arquitetura romântica. O gosto apurado de Francis Cook e o genial arquiteto James Knowles Jr. combinaram diversas influências para criar essa obra de arte.

No entanto, a história deste local encantador foi marcada por muitas vicissitudes. Por trás de suas majestosas paredes profusamente trabalhadas, Monserrate esconde passados muito diferentes, que sempre exaltaram a sua beleza natural.

Bilhetes Palácio de Monserrate: sem filas»

Agenda Cultural sintra

Cabo da Roca

Localizado a cerca de 18km de Sintra, o Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da Europa continental e um lugar imperdível para quem visita a região. O cabo é um promontório rochoso que se projeta sobre o Oceano Atlântico, oferecendo uma vista deslumbrante do mar.

Situado no ponto mais ocidental da Europa continental, o Cabo da Roca é um local que oferece uma vista panorâmica única da vastidão do Oceano Atlântico. O farol, que possui uma torre revestida de azulejos brancos e uma varanda vermelha, é imponente e destaca-se como um dos faróis mais antigos de Portugal.

Nas proximidades do farol, há uma cruz emblemática que presta homenagem a Luís de Camões. A inscrição na cruz diz: “Eis aqui, quase o cume da cabeça, De toda a Europa, o Reino Lusitano, Onde a terra termina e o mar começa, E onde Febo repousa no Oceano” (Os Lusíadas, Canto III, Luís de Camões). Foi essa condição de ser o ponto mais a oeste da Europa, que transformou o Cabo da Roca em um local sagrado e lendário, que continua a maravilhar os visitantes.

O farol do Cabo da Roca está entre os mais antigos da costa portuguesa, fazendo parte do grupo de seis faróis construídos pelo alvará pombalino em 1º de fevereiro de 1758. Começou a funcionar em 1772 e é atualmente o segundo farol mais antigo da costa. Para obter mais informações, visite o site da Autoridade Marítima Nacional.

Agenda Cultural sintra

Palácio Biester

O Palácio Biester foi construído pelo arquiteto português José Luís Monteiro nas últimas décadas do século XIX, reunindo grandes influências históricas e artísticas.

O palácio se encaixa perfeitamente no mundo romântico de Sintra onde está situado e, ao mesmo tempo, se destaca pelo seu aspecto moderno para a época em que foi construído. Entre as suas características mais marcantes estão as pinturas de Luigi Manini e escultura de Leandro de Souza Braga.

Espaços como a Sala de Estar, o Quarto Principal e muitos outros contêm detalhes únicos que permanecem perfeitos apesar dos muitos anos que se passaram. A sua conservação permite que volte ao passado para reviver as décadas que geram tanta curiosidade.

O parque, bem como as inúmeras espécies raras e o seu encanto único, conta com atrações como a Gruta da Pena, o Parque de Piquenique e o singular Passeio de Bordallo Pinheiro.

Não perca esta oportunidade de reviver o século XIX numa visita cativante!

Bilhetes para o Palácio Biester »

Centro Interativo Sintra Mitos e Lendas

Centro Interativo Sintra Mitos e Lendas

Misticismo, segredos e lendas românticas aguardam-no numa viagem multimédia no Centro Interativo Sintra Mitos e Lendas. Esta experiência contemporânea de contar histórias abrirá os seus olhos para a história única de Sintra, a uma curta viagem de comboio de Lisboa.

Chegou a hora de ver Sintra como nunca antes! Explore o passado e o presente colorido de Sintra com realidade aumentada, hologramas em tamanho real, video-mapping, ecrãs interativos e experiências 4D divertidas para toda a família.

Descubra os factos por trás da história, música e literatura de Sintra. Sinta a realidade fundir-se à ficção ao encontrar diferentes personagens e parar em 17 pontos de informação ao longo de uma rota especial.

O Centro Interativo Sintra Mitos e Lendas proporciona um olhar extra especial, de perto e aprofundado, num dos destinos mais românticos e únicos em Portugal.

Bilhetes Centro Interativo Sintra Mitos e Lendas»

Ao visitar Sintra,  terá a oportunidade de conhecer alguns dos mais belos palácios e jardins de Portugal, além de explorar lugares mágicos e cheios de história. Não deixe de fora da sua lista de destinos essa cidade encantadora, que certamente irá surpreende-lo.

Esperamos que este guia tenha sido útil para e que possa ajudá-lo a planear sua viagem para Sintra da melhor forma possível. Boa viagem!

Deixe-se Levar pela Magia de Sintra: Eventos Imperdíveis para Todos os Gostos!

A região de Sintra e a sua imponente Serra têm sido apreciadas desde tempos remotos. Ao longo dos anos, a beleza natural da área inspirou diversas expressões estéticas e artísticas, que foram aprimoradas pelo clima ameno e incentivaram a criação de uma paisagem única e emblemática na geografia mundial.

Em Sintra, a natureza exuberante e a arquitetura se combinam de maneira excepcional, resultando em experimentações extravagantes e ousadas que se mesclam harmoniosamente em meio a uma profusão de tons de verde. Essa singularidade garantiu a Sintra uma atemporalidade única, tornando-a um cenário emblemático que ecoa através de diferentes contextos e sensibilidades. A classificação da UNESCO como Património Mundial e Paisagem Cultural só vem reforçar essa qualidade inegável.

Próximos eventos em Sintra:

No event found!

O que visitar em Sintra

img-27-copyright.jpg
divider.png

Aproveite Lisboa ao máximo: programação completa de eventos para todos os gostos.

Agenda infantil lisboa LX
divider.png

O que fazer com as crianças em Lisboa? Diversão garantida para toda a família.

Translate »