Avançar para o conteúdo
The Movement of People Working de Phill Niblock

The Movement of People Working de Phill Niblock

A Appleton, na sua programação “Garagem” de David Maranha e Manuel Mota apresenta “The Movement of People Working” enorme monumento cinemático-musical, com mais de 25 horas de filme, gravadas desde 1973, inicialmente em película a cores de 16 mm, depois com tecnologia vídeo e digital, em zonas rurais de países de todo o mundo, nomeadamente Peru, México, Hungria, Hong Kong, Brasil, Lesoto, Portugal, China e Japão, em Sumatra e no Ártico. Documentário com uma montagem extremamente minimalista, apresenta pessoas em tarefas diárias tais como, martelar, serrar, moer, colher, tingir, pescar e muito mais – representando o trabalho na sua forma mais elementar. As composições minimalistas e simultaneamente monumentais de Phill Niblock, com os seus drones microtonais que se desenrolam lentamente, integram este material cinematográfico. Múltiplas camadas de material sonoro criam um continuum de movimentos e pulsações sónicas com uma textura extremamente densa. A instalação é acompanhada pelas composições sonoras de Niblock, complementadas por atuações ao vivo do autor (até 2023) e de outros artistas. Para as apresentações em Portugal foram convidados músicos com ligações profissionais e de afecto ao artista, maioritariamente ex-bolseiros da Bolsa Ernesto Sousa, nomeadamente: Katherine Liberovskaya, David Maranha e Margarida Garcia no dia 11 de Abril, Manuel Mota, Pedro Alves Sousa e Rafael Toral no dia 16 de Abril e a fechar Adriana Sá, André Gonçalves e Vasco Alves no dia 18 de Abril. O projeto tem vindo a ser apresentado em vários locais, entre os quais: Pirelli HangarBicocca, Milão, 2020; Fundação Hermès, Tokyo, 2021; Silent Green, Berlin, 2023.

 

Phill Niblock (1933-2024, EUA) é um artista cuja longa carreira abrange a música minimalista e experimental, o cinema e a fotografia. Desde 1985, foi diretor da Experimental Intermedia, uma Fundação para a música de vanguarda sediada em Nova Iorque e com uma filial em Ghent.

Em Portugal, o seu nome está ligado à Bolsa “Ernesto de Sousa” (1992–2013) apoiada pela Fundação Luso- Americana para o Desenvolvimento e pela Fundação Calouste Gulbenkian, tendo inspirado várias gerações do experimentalismo e da vanguarda nacionais, mudando o cenário da arte intermedia neste país. Músicos começaram a trabalhar com o espaço, com vídeo, com objetos, e artistas visuais e performers viraram-se igualmente para o som.

 

Nota dos programadores:

O convite ao Phill Niblock para fazer esta mostra retrospectiva esteve inicialmente programado para 2020. Infelizmente com as restrições da pandemia, o programa foi cancelado e adiado sine die. No verão de 2023 o Phill quis finalmente reactivar o projecto tendo sido marcada a data da apresentação para Abril de 2024. Foi com grande consternação que se recebeu a triste notícia da sua morte a 8 de Janeiro. A ideia seria celebrar os seus 90 anos juntos. Foi sua vontade expressa nas últimas horas de vida, manter a data deste programa no formato idealizado conjuntamente. E assim se cumpre essa vontade, agora em formato de homenagem.

 

The Movement of People Working, 2024

Phill Niblock com: Katherine Liberovskaya, David Maranha, Margari- da Garcia, Manuel Mota, Pedro Sousa, Rafael Toral, Adriana Sá, André Gonçalves e Vasco Alves

 

Appleton Garagem

A11Galleries – Rua do Centro Cultural 11

Dia 11 de Abril, das 15h às 23h

Dia 16 de Abril, das 20h30 às 23h

Dia 18 de Abril, das 20h30 às 23h

Date

11 - 18 Abr 2024
Desde

Time

15:00 - 23:00

Localização

Appleton Associação Cultural
Rua Acácio Paiva, 27 R/C - Lisboa
Translate »